Colabore com o Eufemea
Advertisement
Caroline Balbino

Prospecção: “AL é o maior produtor de PVC da América Latina”, diz secretária Caroline Balbino

Cumprindo agenda no maior centro comercial na América Latina, a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino visitou nesta quarta-feira (26), a indústria do segmento plástico Kanaflex, localizada em Embu das Artes.

Fundada no Japão em 1952, a Kanaflex iniciou suas atividades produzindo tubos rígidos de PVC e, posteriormente, tornou-se líder mundial na fabricação de mangueiras espiraladas flexíveis de PVC. A multinacional foi ainda pioneira na fabricação de dutos e tubos corrugados de PEAD. No mundo, a indústria conta, atualmente, com 18 unidades fabris, sendo 11 no Japão, 02 nos Estados Unidos, 02 no Brasil, 01 na Espanha e 02 na China.

O Centro Técnico, localizado em Shiga (Japão), é responsável pelo constante desenvolvimento de produtos, que coloca a Kanaflex na vanguarda mundial na produção de mangueiras e tubos de alta performance.

Na região Nordeste do Brasil, a indústria possui uma unidade no Ceará, e, de acordo com o diretor da empresa no Brasil, Antônio Kaneko, a indústria deve ampliar sua atuação na região em breve. Para a secretária Caroline Balbino, a possível instalação da multinacional em Alagoas viria para fortalecer a já consolidada cadeia produtiva da química e do plástico do estado, trazendo novas tecnologias para o segmento.

 “Alagoas é o maior produtor de PVC da América Latina, com uma produção média de 440 toneladas por ano. Então ter uma unidade da Kanaflex instalada em nosso estado viria a somar com a nossa já estruturada cadeia produtiva da química e do plástico, gerando mais emprego e renda para alagoanos”, pontuou.

Estado ideal para investir

 Com um programa de incentivos arrojado, Alagoas atrai cada vez mais investimentos. A chegada de novos empreendimentos é viabilizada pelo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), que oferece a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados, além do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.

 Facilitando a prospecção de novos negócios, o governo do Estado lançou também o Guia de Investimentos de Alagoas. O documento, idealizado pela Sedics, apresenta um panorama técnico completo de Alagoas, além de trazer dados atualizados e facilitar a vida dos investidores que pretendem se instalar em território alagoano. O Guia está disponível em português, inglês, espanhol e francês, e a versão on-line pode ser acessada no site www.sedics.al.gov.br.

*Com Assessoria