Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (26), uma capacitação sobre a identificação precoce de pacientes com o pé diabético para médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica dos 56 municípios da I Macrorregião de Alagoas. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), no bairro Trapiche, em Maceió.
O pé diabético é uma complicação que pode surgir nos pés de pessoas com diabetes não controlado, causando ferimentos, infecções ou problemas de circulação. Durante o treinamento, os participantes contaram com palestras ministradas pelos médicos Adalberto Cavalcante e José Luna. Além disso, o curso contou com orientações da Gerência de Atenção Primária (GAP), no sentido de assegurar que os profissionais da Atenção Primária preencham corretamente as fichas de notificação com as informações sobre o diagnóstico do pé diabético.
A supervisora de Condições Específicas da Sesau, a assistente social Gláucia Torres, exalta a importância da capacitação para evitar agravamento aos pacientes diabéticos. “O intuito é capacitar o maior número de profissionais para que melhorem, ainda mais, a assistência no atendimento aos pacientes com diabetes, assegurando que eles não cheguem na rede hospitalar já em situação grave e com necessidade de amputação. A perda do membro do paciente acarreta muitos problemas, tanto em questões sociais e psicológicas quanto físicas”, destacou.
*Com Assessoria