Colabore com o Eufemea

GNI Startups Lab: Eufêmea é selecionado para programa de aceleração do Google

Foto: Shutterstock

O Eufêmea foi um dos 15 projetos aprovados no Brasil para integrar o Startup Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas do Google News Initiative. O GNI apoia novos empreendedores de jornalismo independente a criarem negócios de conteúdo, notícias e informação.

O programa selecionou startups focadas em jornalismo geográfico ou de nicho. Agora, as empresas contempladas vão ter acessos a treinamentos, workshops, experiências práticas onde aprenderão e aplicarão tópicos de audiência, modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos digitais e monetização ao seu contexto.

Além disso, as empresas também passarão por uma semana de imersão presencial em São Paulo para acelerar e projetar seus produtos.

Todos eles receberão um auxílio financeiro no valor U$S 3.000 e os 5 projetos que mais se destacarem ao longo da jornada de 8 semanas, receberão um prêmio equivalente a U$S 10.000 para impulsionar o crescimento de seus negócios.

Três iniciativas de Alagoas

Dos 15 projetos de notícias selecionados para a terceira edição do programa, três são iniciativas de Alagoas: Eufêmea, Olhos Jornalismo e Mercatus.

Mercatus: A Mercatus é uma mídia independente que possui inspiração em empresas consolidadas como Bloomberg e Business Insider ao integrar jornalismo de negócios com inteligência econômica e de dados. Possuímos o objetivo de impulsionar negócios e profissionais alagoanos através do nosso conteúdo multimídia.

Olhos Jornalismo: O Olhos Jornalismo é um coletivo de mídia independente em Alagoas. Fundado em março de 2020, a organização realiza coberturas relevantes e traz temas urgentes à sociedade alagoana, como: direito à moradia digna, valorização das periferias, o acesso à saúde, o combate à opressão, dentre outros.

Segundo programa de aceleração do Eufêmea

Não é a primeira vez que o Eufêmea foi aprovado para um programa de aceleração. Em junho, nós fomos selecionados para segunda fase do programa Acelerando Negócios Digitais do ICFJ (Centro Internacional de Jornalistas) em parceria com a Meta (Facebook/Instagram) e diferentes associações de mídia brasileiras.

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.