Colabore com o Eufemea

Profissionais do Noélia Lessa são capacitados para avaliação de pacientes com distúrbios neurológicos agudos

Foto: Marco Antônio

O Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa realizou, nesta quarta-feira (29), uma capacitação da equipe técnica para avaliação de pacientes com distúrbios neurológicos agudos, a exemplo de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs). O treinamento foi ministrado pela enfermeira Hulda Alves e contou com a participação de profissionais de enfermagem e medicina da unidade.

Para a enfermeira Fábia Suíca, que atua no Núcleo de Educação Corporativa da unidade, o evento marca um esforço da gestão em assegurar a educação continuada de seus servidores. “A saúde tem que estar frequentemente se atualizando e assegurando que seus pacientes recebam o melhor atendimento possível”, explicou.

De acordo com a palestrante, Hulda Alves, o reconhecimento dos sinais de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) é essencial para o tratamento célere e que traga menor risco de sequelas e até óbito para os pacientes. “Identificar e atender os casos de AVC de forma rápida e eficaz é essencial para a segurança dos pacientes, uma vez que a doença está entre as que mais matam e incapacitam no mundo inteiro, não apenas no nosso país ou estado”, destacou a palestrante.

Já a médica e participante da capacitação, Carla Machado, explicou que, em Maceió, a unidade de referência para o tratamento de distúrbios neurológicos é o Hospital Geral do Estado (HGE), mas que o Ambulatório Noélia Lessa tem a responsabilidade de identificar e estabilizar o paciente. “Por isso a relevância desta capacitação, para que possamos identificar com precisão os casos de AVC, estabilizarmos os pacientes e fazermos o encaminhamento para a unidade de referência”, ressaltou a médica.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salientou que o investimento constante no conhecimento do quadro técnico da Sesau tem sido um compromisso firmado com seus servidores. “A Sesau está assegurando que nossos servidores tenham acesso a informações e técnicas atualizadas, para que o serviço prestado à população esteja em consonância ao que há de atual na área da saúde”, reforçou o gestor.

*Com Assessoria