Colabore com o Eufemea
Violência contra mulher

Movimentos de mulheres realizarão ato em repúdio ao feminicídio de Valkiria Brito, em Maceió

Na próxima sexta-feira, dia 01 de março, o Centro de Defesa dos Direitos das Mulheres junto ao Levante Feminista vão realizar uma homenagem à Valkiria Brito, mais uma vítima de feminicídio, dessa vez, publicamente, dentro de um shopping da capital.

De acordo com Vanessa Cavalcante, advogada e coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher – CDDM, o objetivo é demonstrar indignação diante de mais um óbito e garantir que ele não caia no esquecimento. “Queremos cobrar das autoridades uma atuação mais firme e, principalmente, conscientizar as mulheres da parte alta da cidade sobre o que é a violência doméstica e onde elas podem procurar ajuda”, afirma.

Foto: Cortesia

Ainda de acordo com as organizadoras do ato, a violência, somada à impunidade, se mostra tão sem limites que, cada vez mais, os agressores se sentem à vontade para atuar em ambientes públicos, como foi o caso.

“É angustiante ver a vida de mais uma mulher ser tirada, pois todo feminicídio é uma morte evitável que foi alimentada pelo machismo e pela cultura da objetificação feminina. A forma como esse caso ocorreu, em seu local de trabalho, um lugar público, no dia do seu aniversário, transmite mais uma vez a mensagem de que em nenhum local as mulheres estão seguras.”

O ato vai acontecer na praça de alimentação do shopping Pátio, a partir das 15h, e é aberto a todo o público que tiver interesse em participar.

“Toda sociedade é convidada a se juntar a nós, pois o combate à violência contra a mulher é uma luta de toda a sociedade. Esse autor não será punido pela lei, mas caso ainda estivesse vivo não tínhamos a certeza de que ele seria punido, pois quantos outros estão foragidos até hoje? Tudo isso alimenta essa violência contra mulheres”, encerra Vanessa.

Meline Lopes

Meline Lopes

Jornalista, advogada, especialista em comunicação e em marketing digital. Atuou como repórter de televisão durante 9 anos em diversas emissoras do Brasil. É repórter do Eufêmea.