Colabore com o Eufemea

“Principal causa de morte evitável”, alerta coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo em capacitação

Foto: Internet

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, na segunda-feira (26), uma capacitação sobre o combate ao tabagismo para profissionais da Clínica da Família do Benedito Bentes, em Maceió, em Maceió. A ação faz parte do processo de implementação de um Núcleo de Atenção ao Fumante na unidade, onde será possível realizar o tratamento de pessoas que desejam parar de fumar.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, a assistente social Eunice Canuto, os técnicos da unidade receberam informações detalhadas sobre o que é necessário para as equipes iniciarem o atendimento dos pacientes. “A gerência da clínica nos procurou com o interesse de implantar um Núcleo de Atenção ao Fumante na unidade e iniciamos o processo para que isso se torne realidade. E a capacitação é uma das etapas para a implantação”, explicou.

Na capacitação, foi explicado aos técnicos o que é o programa e sobre como será o atendimento aos fumantes. Além disso, foi abordado sobre como fazer o trabalho de prevenção para que  jovens e adolescentes não se tornem fumantes. Um encontro entre as equipes da Clínica da Família do Benedito Bentes e do II Centro de Saúde de Maceió também deve ser agendado para uma troca de informações e experiências sobre o tema entre os profissionais.

Além disso, uma equipe multidisciplinar vai discutir as estratégias para convidar os fumantes da região próxima da Clínica da Família do Benedito Bentes para iniciarem o tratamento e o Programa Estadual de Controle do Tabagismo vai oferecer todo apoio durante esse período. Eunice Canuto também destacou a importância da ampliação dos Núcleos de Atenção ao Fumante para reduzir a quantidade de tabagistas em Alagoas.

“O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo mundo e mata mais de oito milhões de pessoas por ano no planeta. Só no Brasil, morrem 156 mil pessoas por câncer, doenças respiratórias e cardíacas, e a maioria delas tem relação com o uso do tabaco. Por isso é muito importante que o Estado possa desenvolver ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde. Neste caso, ofertando tratamento adequado aos fumantes e também desenvolvendo ações de prevenção para jovens e adolescentes, para que evitem o primeiro trago”, pontuou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo.

17 núcleos em AL – Vale citar que Alagoas conta com 17 Núcleos de Atenção ao Fumante mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo cinco em Maceió e 12 nos municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Coruripe, Igaci, Jacaré dos Homens, Junqueiro, Olho D’Água Grande, Piranhas, Pão de Açúcar, Pilar, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. 

Essas unidades estão inscritas no Programa Nacional de Combate ao Tabagismo do Ministério da Saúde (MS) e recebem remédios e todo o suporte necessário. É importante citar que para ter acesso aos serviços disponibilizados pelos Núcleos de Atenção ao Fumante, é necessário que o usuário de tabaco se dirija à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de residência ou que seja feito um encaminhamento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

*Com Assessoria