Colabore com o Eufemea

Mulheres cometem menos infrações de trânsito do que os homens em Alagoas, diz Detran

Foto:  Amália Góes / Ascom Detran

As mulheres que dirigem em Alagoas são mais cuidadosas e atentas às normas e à legislação de trânsito. Em 2023, as mulheres cometeram 9% menos infrações do que os homens, proporcionalmente ao universo de condutoras e condutores, de acordo com autuações registradas pelos órgãos federais, municipais e estaduais. Do total de condutoras que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 28,41% cometeram infrações, enquanto os homens representaram 37,16% dentre os habilitados.

No mesmo ano, as condutoras alagoanas foram autuadas por 53.286 infrações, sendo as três mais cometidas lavradas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas: avanço de sinal, não uso do cinto de segurança e uso de calçados que não estejam firmes nos pés.

Em Alagoas, existem 693.397 pessoas com CNH, sendo 187.516 mulheres aptas para conduzir qualquer tipo de veículo, em todas as cinco categorias (A, B, C, D e E). São mulheres que pilotam desde motocicletas até caminhões e carretas.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, essa estatística mostra que as mulheres respeitam mais as leis de trânsito, e essas atitudes também refletem em um número menor de sinistros causados por elas.

“As mulheres têm dado exemplo de como agir no trânsito, respeitando a legislação, obedecendo ao Código de Trânsito Brasileiro. Somente no ano passado, quase seis mil pessoas foram vítimas de sinistros no estado, e cerca de 800 foram mulheres. Isso é mais uma prova que as alagoanas têm mais cuidado quando estão na condução de veículos nas vias e rodovias do estado. Além disso, não podemos esquecer das mulheres que não são condutoras, mas fazem parte do trânsito como pedestres, ciclistas e passageiras”, afirmou o diretor-presidente.

Segurança em primeiro lugar

Mãe de duas crianças, a médica Maria Celia Pugliesi, 43 anos, habilitada há mais de 20 anos, se declara uma condutora consciente e cuidadosa.

“Uso bastante o carro para ir ao trabalho, para o lazer e para buscar meus filhos na escola. Em todos esses momentos, sigo todas as normas de trânsito, ando dentro dos limites de velocidade, sem correr, não uso o celular enquanto dirijo e os meninos estão sempre na cadeirinha. Como moramos perto da escola dos meus filhos, sempre vamos a pé, e tomamos todos os devidos cuidados: seguramos eles pelos pulsos, olhamos para os dois lados antes de atravessar a rua, e sempre usamos a faixa de pedestre”, conta.

*com Assessoria