Colabore com o Eufemea

Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos participa do lançamento do Plano Juventude Negra Viva

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudah) participou, nesta quinta-feira (21), do lançamento do Plano Juventude Negra Viva (PJNV), em Ceilândia, no Distrito Federal. O evento, que aconteceu no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, contou com a presença da superintendente de Igualdade Racial, Manuela Lourenço, e da secretária executiva Dilma Pinheiro.

Realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria Nacional da Juventude, o documento é o maior pacote de políticas de igualdade racial para a juventude negra da história do Brasil.

Em agosto de 2023, a Semudh esteve em Caravana Participativa pelo estado de Alagoas, ocasião em que reuniu grupos de jovens dos terreiros, comunidades quilombolas e grêmios estudantis para contribuir com a construção do plano.

“Em agosto, nós tivemos a etapa alagoana da Caravana Juventude Negra Viva, onde nós escutamos os jovens alagoanos. Suas contribuições estão constando no plano que foi lançado hoje junto aos representantes do Ministério da Igualdade Racial, que vieram para Maceió”, explicou a superintendente de Políticas para a Igualdade Racial, Manuela Lourenço..

Para a secretária executiva Dilma Pinheiro, o nome escolhido para o plano é o ideal para o que se propõe. “O plano tem o nome de ‘Juventude Negra Viva’ porque é assim que queremos os nossos jovens negros: vivos. É a juventude negra viva participando ativamente do processo de reconstrução do Brasil e da nossa sociedade”, disse.

Além de uma estratégia do Governo Federal para a redução da letalidade e das vulnerabilidades que atingem jovens negros e negras, o PJNV é um compromisso para o enfrentamento ao racismo estrutural presente no país.

Elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) e instituído por meio do Decreto de 21 de março de 2023, o Plano Juventude Negra Viva possui 11 eixos de atuação e conta com duzentas ações e 43 metas específicas voltadas para a população.

*com Assessoria