Colabore com o Eufemea

Secretaria da Mulher inicia formação para gestoras municipais sobre políticas públicas de gênero

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH) deu início ao Curso de Formação para Equidade de Gênero nos Municípios Alagoanos. A trilha formativa, realizada em colaboração com o Instituto GENi e o Mapa do Acolhimento, marca o início das ações da SEMUDH para o Mês da Mulher.

O curso, que se estenderá até 18 de maio, é uma iniciativa do Fórum Estadual de Organismos de Políticas Públicas para Mulheres. Seu objetivo é disseminar o entendimento sobre como introduzir o gênero como um tema político, fornecendo noções básicas de justiça social, debatendo questões relacionadas ao orçamento e captação de recursos, além de explorar o uso de dados e tecnologia para orientar políticas públicas.

Segundo a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, capacitar os municípios é uma ação crucial para fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero. Ela enfatiza que “a disseminação do conhecimento teórico e dos procedimentos técnicos abordados na trilha formativa são fundamentais para a elaboração, execução e monitoramento das políticas para as mulheres”.

O curso resultou de escutas realizadas com os municípios, onde os Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPMs) puderam expressar suas dificuldades e desafios no combate à violência contra a mulher. O conteúdo da formação foi elaborado ao longo de seis meses, a partir de um diagnóstico aprofundado das realidades locais.

Além de abordar políticas para a população feminina, a trilha formativa promove debates sobre equidade de gênero, combate ao racismo, LGBTfobia e as particularidades das mulheres alagoanas em toda sua diversidade: indígenas, quilombolas, ciganas, negras, trans, sem-teto, sem-terra, dos campos, das águas, das matas e das florestas.

Ana Luísa Machado, diretora de Formação e Assessoria do Instituto GENi, destaca que a capacitação visa ampliar a capacidade das gestoras municipais na implementação de políticas para as mulheres em seus municípios.

Visão das Gestoras

Nayara Matias, secretária da Mulher e da Pessoa com Deficiência de Batalha, destaca a importância desses momentos para atender às demandas da população feminina. Segundo ela, “é de extrema importância para nós, que estamos atuando na ponta em cada município, conhecermos melhor a tecnicidade jurídica e prática para averiguar melhor as políticas que podemos implementar nas nossas realidades”.

Maria da Paz, secretária da Mulher de Senador Rui Palmeira, ressalta que a formação com gestoras é uma necessidade de longa data e salienta a importância da trilha formativa para fortalecer as redes municipais.

Flávia Tavares, secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Palmeira dos Índios, afirma que o curso está alinhado com as necessidades principais dos municípios.

Fórum

Alinhado ao Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, o Fórum tem como objetivo fortalecer a articulação junto aos municípios. Ele é um mecanismo de diálogo, acompanhamento e reflexão sobre a implementação e integração das políticas públicas voltadas às mulheres, visando assegurar direitos e combater desigualdades, discriminações e todas as formas de violência de gênero.

*com Agência Alagoas