Foto: Assessoria
O Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu, nesta semana, um treinamento sobre suporte avançado de vida em pediatria, com foco em parada cardiorrespiratória. A ação foi voltada para a equipe multidisciplinar e para os estagiários do equipamento de saúde.
O treinamento foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HCA e contou com a participação de três facilitadoras. Além da supervisora médica da unidade, a pediatra Auxiliadora Costa, ministraram o curso a supervisora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Aneluise da Silva, e a fisioterapeuta Jannine Rayanne.
“O intuito de um treinamento como esse é fazer uma capacitação continuada, pois lidamos com pacientes complexos. Nas enfermarias, temos menos frequentemente situações de maior gravidade. Porém, a equipe precisa estar preparada para quando esse tipo de situação mais extrema acontecer”, salienta a pediatra Auxiliadora Costa.
Durante o treinamento, as facilitadoras abordaram as principais instruções sobre como agir quando uma criança tem parada cardiorrespiratória e quais os papéis de cada membro da equipe. Além disso, os profissionais também participaram de simulações.
Para a estagiária em medicina, Maria Júlia Plech, o momento foi muito importante para relembrar conceitos básicos. “Quero agradecer e constatar a importância dessa capacitação para eu que estou terminando o curso. Nesse momento de urgência e emergência, ficamos com muita ansiedade e aqui pudemos elucidar algumas questões”.
*Com Assessoria