Colabore com o Eufemea

Dia do livro infantil: Conheça 5 encantadoras obras de autoras alagoanas

Neste Dia Nacional do Livro Infantil, mergulhe na riqueza cultural de Alagoas através das páginas encantadas criadas por talentosas autoras locais. Nesse dia do livro infantil, conheça 5 encantadoras obras de autoras alagoanas:

O Segredo do Rio Mundaú – Sara Albuquerque

Ilutração: Bruno Clériston

Ambientada na histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares, esta obra narra a luta heroica de Zumbi para libertar seu povo da escravidão. Assim, Sara Albuquerque, advogada por formação, encontrou na literatura infantil uma forma de expressar sua paixão pela cultura alagoana, oferecendo às crianças uma janela para o passado e uma inspiração para o futuro.

O que só as Minhocas Podem Ver? – Luana Teixeira

Ilutração: Chris K

Em um passeio pelas páginas deste livro, as crianças são guiadas por Jurema e Xinoca em uma aventura histórica pela cidade de Penedo, retratando a ocupação pelos holandeses e portugueses no século XVII. Do mesmo modo, Luana Teixeira tece uma narrativa envolvente que desperta a curiosidade e imaginação dos pequenos leitores.

Os Balões de Nise – Amanda Prado

Ilustração: Daniel Aubert

Uma homenagem à renomada médica alagoana Nise da Silveira, este livro utiliza a figura do balão como metáfora para os sonhos e a liberdade. Sobretudo, Amanda Prado captura a essência da imaginação infantil e a transforma em uma história emocionante que voa além das fronteiras do possível.

Doce Riacho – Giannina Bernardes

Ilustração: Chris K

Nesse sentido, embarque em uma emocionante aventura de jangada com três crianças e seus avós pela linda praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. Além disso, Giannina Bernardes, também autora de A Ilha da Fitinha e A Menina de Barro, tece uma narrativa cheia de ternura e descobertas, onde cada página é uma nova oportunidade de explorar o mundo ao redor.

Silvana, a Baleia Beluga – Maryana Damasceno

Ilustração: Daniel Aubert


Por fim, esta comovente história de superação e coragem segue Silvana, uma beluga determinada a vencer seus medos e limitações físicas em busca da felicidade. Dessa forma, Maryana Damasceno, com sua essência nordestina que transborda através da arte, oferece uma mensagem inspiradora de perseverança e autoaceitação que ressoa em crianças de todas as idades. Natural de Santana do Ipanema, a jornalista também autora do livro infantil: O Marinheirinho do Pontal.

Após ler o texto “Dia do livro infantil: Conheça 5 encantadoras obras de autoras alagoanas”, leia também: Escritora de cultura nordestina atrai seguidores com literatura de cordel: “arte é um ato político”

Descubra o encanto das histórias locais e celebre o poder da literatura infantil neste Dia Nacional do Livro. Através das palavras dessas talentosas autoras alagoanas, as crianças são convidadas a explorar, sonhar e descobrir um mundo de possibilidades.

Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora do portal Eufêmea.