Colabore com o Eufemea

No Ceará, 76 mulheres foram assassinadas nos três primeiros meses de 2024; aumento é de 17%

Nos três primeiros meses de 2024, 76 mulheres foram assassinadas no Ceará. O número representa um aumento de quase 17% em relação ao mesmo período de 2023, quando 65 mulheres foram mortas no Estado de janeiro a março. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia (Supesp), disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Ainda de acordo com os os dados, os crimes de 2024, 70 foram homicídios dolosos e 6 ocorreram no contexto de feminicídios, crime de ódio baseado no gênero da vítima. O mês de janeiro foi o mais letal do período, com 30 mulheres mortas. Em seguida aparece março, com 27 vítimas, e fevereiro, com 19 assassinatos.

A maioria dos homicídios ocorreu em Fortaleza, com 21 assassinatos. Em segundo lugar, aparece o município de Caucaia, na Região Metropolitana, com 14 mortes. Já no interior do Estado, Morada Nova registrou 3 casos.

O que diz a SSP?

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) informou que atua no combate à violência de gênero em todo o Ceará, em estratégia articulada junto a suas vinculadas a partir de constante diálogo da pasta com outros setores que debatem com a sociedade sobre o tema, como a Secretaria das Mulheres do Ceará (SEM).