Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Representatividade e transformação”: Escolas estaduais têm até dia 30 para inscrever redações no Programa Jovem Senador


Foto: Assessoria

Escolas estaduais têm até o dia 30 deste mês para enviarem para Secretaria de Estado da Educação (Seduc) as redações que irão representá-las na seleção estadual da edição 2024 do Programa Jovem Senador. Este é o mesmo prazo para as unidades de ensino fazerem suas inscrições junto à Seduc.

Organizado pelo Senado Federal, o concurso de redação do Programa Jovem Senador de 2024 oportuniza a estudantes da rede pública representarem seus estados como Jovens Senadores e participarem de uma semana de vivência legislativa no Senado Federal, em Brasília, que, este ano, vai acontecer no período de 05 e 09 de agosto.

Podem participar do concurso jovens de até 19 anos cursando o ensino médio de escolas da rede estadual. Cada escola deve enviar uma redação para a Seduc. Três serão escolhidas, sem ordem de classificação, e enviadas para o Senado. Destas três, uma será selecionada e o autor ou autora se torna o Jovem Senador que representará o Estado de Alagoas.

O tema da redação deste ano será “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, e os participantes podem ter acesso ao Guia de Redação pela página oficial do Senado Federal.

Ser Jovem Senador

A aluna da Escola Estadual Judith Nascimento, de Messias, Éllydy Mayane Gonçalves, de Messias, representou o Estado na última edição do concurso. A redação de Éllydy foi selecionada dentre as 18.687 inscritas em todo o estado.

“Esta jornada foi mais do que uma experiência política, foi um compromisso com a representatividade e a transformação. Agradeço ao programa Jovem Senador por ser a porta de entrada para uma trajetória que moldou não apenas minha perspectiva política, mas também meu compromisso inabalável com o progresso do Brasil”, relata a jovem.

Sobre o Programa

O Programa Jovem Senador visa ensinar jovens sobre política e cidadania. Eles participam de simulações no Senado durante uma semana e aprendem sobre como as leis são feitas durante a Semana de Vivência Legislativa, que é transmitida pelos canais de comunicação da Casa. Os estudantes autores das redações vencedoras e seus professores orientadores viajam para Brasília com todas as despesas arcadas pelo Senado. Os alunos que já participaram do programa não podem participar novamente.

Cronograma

·  Fim das inscrições – 30/4/2024

·  Seleção da etapa estadual – 24/5/2024

·  Seleção da etapa Senado – 5/6/2024

·  Anúncio dos vencedores – até 21/6/2024

·  Semana de Vivência Legislativa em Brasília – 5/8 a 9/8/2024