Colabore com o Eufemea
Advertisement

Samu realiza palestra sobre prevenção e combate à hipertensão arterial: “importância do autocuidado”

Foto: Assessoria

O Setor de Saúde Ocupacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, uma palestra sobre o combate à hipertensão arterial. O evento ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que ocorreu no dia 26 de abril.

Durante o evento foi promovida uma palestra com o médico Rodrigo Nicácio, que destacou a importância de cuidar do corpo, especialmente para que se evite o surgimento da hipertensão arterial, que atinge vários órgãos do corpo humano. Ainda durante a ação, os servidores tiveram a oportunidade de realizar a medição da pressão arterial com as técnicas de enfermagem que trabalham no Setor de Saúde Ocupacional.

Para a servidora Francisca Gomes, do Setor de Serviços Diversos, a palestra do médico Rodrigo Nicácio foi muito importante porque trouxe conhecimento de como se deve cuidar para evitar a hipertensão arterial, por meio de ações simples, que podem ser adotadas no dia a dia. “Além de comer menos sal e se alimentar de comida natural, é importante fazer uma atividade física, o que pode evitar o surgimento da pressão arterial e diminuir os casos de derrame e infarto. Se cuidar é necessário”, enfatizou a servidora.

Para a enfermeira do trabalho do Setor de Saúde Ocupacional, Cinthia Regina Barreto, o objetivo da ação foi fomentar a conscientização e a prevenção, além de trazer orientações acerca do bem-estar e qualidade de vida dos servidores. “Por esta razão, a sensibilização sobre a importância do autocuidado para, assim, minimizar os efeitos do diagnóstico tardio e baixa adesão ao tratamento da hipertensão arterial”, especificou.

“Cuidar de nossos servidores tem sido uma constante nas ações planejadas pela gestão, fruto de várias discussões com as demais coordenações, sobre os agravos que nossos servidores estão submetidos. Daí porque a importância da palestra sobre hipertensão arterial, que é um agravo que incapacita, quando não cuidado precocemente”, destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.