Colabore com o Eufemea
Advertisement

Como denunciar: evento promove palestra sobre assédio no ambiente de trabalho

Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O combate ao assédio e a divulgação dos canais oficiais de denúncias estão entre as ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na Campanha Estadual de Combate ao Assédio Moral no Ambiente de Trabalho, que busca conscientizar e incentivar os profissionais sobre a importância de fazer a notificação dos casos, sempre que houver ocorrência.

Nesse sentido, foi realizada, nesta quinta-feira (23), uma palestra em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), no auditório da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP) da Sesau. A ação contou com os profissionais que atuam na Assessoria de Transparência e na Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), além de representantes dos setores administrativos, para serem multiplicadores em seus setores.

 “Todos os órgãos do Poder Executivo Estadual seguem mobilizados nesta campanha. E hoje, aqui na Sesau, temos a oportunidade de apresentar a cartilha contra o Assédio Moral e Sexual. Visando conscientizar sobre a prática e divulgar os canais de denúncias oficiais, seja em órgãos públicos ou empresas privadas, o enfrentamento a essas práticas abusivas é necessário para promover um ambiente de trabalho respeitoso e saudável”, explica a assessora especial da CGE, Fabrícia Montenegro.

Além de orientar sobre cada tipo de assédio, também foi possível compreender como eles ocorrem e quais as consequência na vida dos trabalhadores, nas relações interpessoais e no próprio ambiente de trabalho. A campanha conta com um número de WhatsApp que direciona o usuário para o órgão público onde a denúncia deve ser registrada. O serviço pode ser acessado no número (82) 99341-9090.

“A Sesau, por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas, segue empenhada em promover os canais oficiais de denúncias e conscientizar, os nossos trabalhadores e trabalhadoras sobre a importância de comunicar esses casos. Apesar do trabalho de combate constante, é preciso que haja a formalização das denúncias para que possamos atuar de forma efetiva na investigação e combate”, alerta a assessora da superintendência de Valorização de Pessoas, Nawanny Souza.

Além do canal de denúncia por meio do WhatApp, também é possível noticiar o caso por meio do e-Ouv Alagoas, acessando o site https://e-ouv.al.gov.br/. “A importância das pessoas terem a conscientização de que elas podem fazer a denúncia e que elas vão ser ouvidas é essencial. Você pode fazer a denúncia, seja se identificando ou de forma anônima, e nós vamos averiguar todo o caso”, conta o ouvidor da CGE, Arthur Cavalcante.

A campanha segue, promovida também, junto às unidades de saúde vinculadas à Sesau. Garantido ações efetivas nos casos notificados e a confidencialidade do processo de denúncia, a Sesau vem orientando, tanto os trabalhadores, quanto os usuários que venham a sofrer algum tipo de assédio moral ou sexual nas unidades, que realizem a denúncia, promovendo a investigação e tomando medidas cabíveis aos casos. 

*Com Assessoria