Colabore com o Eufemea

De autoria da vereadora Olívia Tenório, Lei que Institui o “Dia Municipal de Almerinda Farias Gama” é sancionada em Maceió

O Projeto de Lei n° 22/2024, de autoria da vereadora Olívia Tenório, que institui no município de Maceió o “Dia Municipal de Almerinda Farias Gama”, foi sancionado nesta quinta-feira (16) pelo prefeito JHC. Almerinda é considerada um ícone na luta pela garantia do voto feminino e uma das primeiras mulheres negras a atuar na vida política do Brasil.

A Lei visa honrar e reconhecer a importância da maceioense e advogada Almerinda Farias Gama, figura de destaque na história alagoana. A vereadora Olívia Tenório explicou que a lei foi criada em parceria com a ativista Arísia Barros, do Instituto Raízes da África.

Ela também destacou que a história de Almerinda merece ser resgatada e celebrada, não apenas como um exemplo individual, mas como um lembrete da necessidade contínua de combater o racismo e promover a igualdade racial em nossa sociedade.

“O dia 16 de maio será dedicado à memória dessa importante mulher preta alagoana, advogada e sindicalista, como forma de resgate e homenagem à sua contribuição para a sociedade maceioense e alagoana. É importante relembrar que Almerinda era uma mulher preta que sofreu racismo ao longo da sua vida. O racismo que ela enfrentou não só evidencia as barreiras impostas às pessoas negras, mas também ressalta a importância de reconhecer e combater esse sistema de opressão que ainda persiste em nossa sociedade”, reforçou a vereadora Olívia Tenório.

Segundo a vereadora, “a criação do ‘Dia Municipal de Almerinda Farias Gama’ é uma forma de manter viva a memória e o legado desta figura inspiradora, além de promover a conscientização sobre sua vida e obra para as futuras gerações”.

Além disso, o Projeto de Lei prevê a realização de eventos e exposições que retratam as obras e conquistas de Almerinda Farias Gama, proporcionando à população alagoana o conhecimento e o reconhecimento de sua trajetória marcada por lutas e realizações.

“É uma honra poder contribuir para que a história de Almerinda Farias Gama seja reconhecida e celebrada em nossa cidade. Seu legado de luta e conquistas merece ser lembrado e reverenciado”, concluiu Olívia.

Evento nesta quinta

A vida e obra da advogada maceioense Almerinda Farias Gama serão homenageadas em um evento promovido pela Prefeitura de Maceió, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) e a vereadora Olívia Tenório.

O tributo à sufragista está marcado para o dia 16 de maio, a partir das 16h, na sede da OAB-AL, no bairro de Jacarecica, na capital alagoana.

Na programação, consta a exibição de um vídeo contando a história e a representatividade da personagem, apresentações musicais e a apresentação da sanção do projeto de lei, de autoria da vereadora Olívia Tenório, já aprovado na Câmara Municipal, que institui o Dia Municipal de Almerinda Farias Gama. Também está previsto o plantio do baobá, um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais.

“Estaremos dando respaldo a essa história de vida e a memória de Almerinda Farias Gama. E o Baobá tem um significado importante. A gente planta, germina, assim como há possibilidade de outras mulheres negras criarem espaços de visibilidade, na história, como a Almerinda tem”, ressaltou Arísia Barros, coordenadora geral de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).

*com Assessoria