Colabore com o Eufemea

Iniciativa discute avanços e desafios do combate ao tabagismo em AL: “males causados pelo vício em nicotina”

Foto: Assessoria


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (14), o II Encontro Estadual dos Coordenadores dos Núcleos de Controle do Tabagismo. A iniciativa foi realizada na sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió, e reuniu representantes das cidades de Coruripe, Olho D´Água Grande, Campo Alegre, Junqueiro e Arapiraca. 

Durante o encontro foram discutidas ações educativas para o mês de maio, uma vez que no dia 31 deste mês ocorre o Dia Mundial sem Tabaco. Este ano o tema da campanha alusiva à data será “Proteger as crianças contra a influência da indústria do tabaco”.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, assistente social Eunice Canuto, a data é importante para reforçar a luta contra o vício do tabaco.

“Iremos promover palestras em escolas e realizaremos capacitações para profissionais da educação, com o objetivo de que o conhecimento sobre os males causados pelo vício em nicotina chegue até nossas crianças e adolescentes, protegendo a nova geração de alagoanos”, destacou.

Doenças

Eunice Canuto ressaltou que abandonar o vício do cigarro é uma atitude de amor próprio, uma vez que o consumo do tabaco provoca grande impacto na saúde, matando uma pessoa a cada quatro segundos no mundo e uma pessoa a cada 34 segundos nas Américas.

“Esta cruel estatística representa, anualmente, 8 milhões de mortes em todo o planeta, em decorrência das doenças tabaco-relacionadas”, frisou. 

*Com Assessoria