Colabore com o Eufemea

“Preservação ambiental”: Casa do Mel completa um ano de funcionamento atendendo a apicultura do sertão alagoano

Foto: Assessoria

A Casa do Mel, que é gerida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), completou um ano de funcionamento neste Dia do Apicultor, 22 de maio. A comemoração ocorreu terça (21), com colheita de mel e capacitação de estudantes da região. O espaço é localizado no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, em Piranhas. 

Em um ano de funcionamento, a Casa do Mel realizou 11 capacitações, atendendo 210 estudantes de ensino superior, técnico e de ensino fundamental, além de apicultores da região. As capacitações são gratuitas e os participantes são orientados sobre manejo de reprodução das abelhas e produção de mel, no apiário, e extração e processamento do mel, na Casa do Mel. 

A Seagri conta com parcerias consolidadas com entidades e instituições para o setor da apicultura, com objetivo de abrir espaço para que os produtores tenham mais acesso a políticas públicas que ajudem a desenvolver e expandir a produção do mel e da própolis em Alagoas, realizando reuniões frequentes de acompanhamento e debatendo estratégias que são levados à Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura.

“A apicultura é uma atividade que tem uma atuação muito forte no semiárido alagoano. Nós entendemos que o incentivo à prática apícola, através de equipamentos como este, é importante para valorizar a atividade, que leva a preservação ambiental. Mas sobretudo porque o mel produzido na região é o sustento de muitas famílias”, destacou a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

Marco para a cadeia produtiva da apicultura 

A inauguração da Casa do Mel representou um marco para a cadeia da apicultura no sertão alagoano. O espaço é um modelo-escolar que contribui para a formação acadêmica dos estudantes e incentiva os jovens a iniciar a atividade da apicultura, disponibilizando equipamentos para os apicultores fazerem a extração do mel, uma vez que as instalações dispõem de estrutura e equipamentos adequados, como mesa desoperculadora, centrífuga e decantadores.

“Após a inauguração, conseguimos transformar a Casa de Mel em um espaço com aulas práticas constantes, recebendo também agricultores da região. A equipe da Seagri do Centro Xingó realiza tour guiado para que os apicultores possam entender o funcionamento de uma Casa de Mel modelo, além de aprender mais sobre manejo na apicultura”, explica a secretária executiva de Políticas Agropecuárias da Seagri, Aline Melo. 

Durante as capacitações, os estudantes e produtores aprendem como fazer o manejo da colheita de forma correta e segura. Já na Casa do Mel, aprendem sobre as etapas de recepção das melgueiras, desoperculação dos alvéolos, centrifugação dos quadros, filtração, decantação, e posterior envase. 

A Casa do Mel foi reformada e inaugurada pela Seagri em 2023, em parceria com a Prefeitura de Piranhas, Emater/AL e a Codevasf. O espaço segue todas as recomendações da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), adequada para o SIE – Selo de Inspeção Estadual. 

Centro Xingó

O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido funciona com uma gestão participativa entre a Seagri e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), responsáveis pela administração técnica e executiva, em sintonia com um Comitê Gestor, composto por diversas instituições dedicadas ao desenvolvimento da região. O espaço desempenha um papel importante na promoção de suporte aos produtores no semiárido, com tecnologias sociais que dão estrutura acessível e manejos sustentáveis para os agricultores.

*Com Assessoria