Foto: Arquivo pessoal
Superação, determinação e muito suor. Essa virou a nova rotina de vida da administradora Cristina Moreira, 57 anos, que desde maio de 2019 começou a se dedicar à corrida de rua. Mas depois de sete meses, Cristina enfartou e precisou colocar cinco stents cardíacos, e isso fez com que a atleta voltasse à estaca zero.
Enquanto estava se recuperando no hospital, os médicos falaram que a prática regular de atividade física salvou a vida dela. Antes de começar na corrida de rua, Cristina caminhava todos os dias na orla de Maceió, e se encantou em ver as pessoas correndo. “Foi nesse momento que entendi que queria aquela atividade para minha vida, e depois de alguns treinos comecei a pensar na possibilidade de fazer uma meia maratona. Decidi que enquanto eu pudesse adotaria a corrida de rua como estilo de vida”, conta.
Cristina relata que, após oito dias internada, voltou para casa e sentiu a “ficha cair”: teve a clareza de que é preciso fazer sempre o melhor, e que o amanhã pode não chegar. “Minha chave virou e comecei a entender que não tenho o controle de absolutamente nada, e tudo pode mudar num piscar de olhos. Senti na pele aquele ditado que diz: ‘a gente sai de casa e não sabe se volta’. Depois de tudo o que passei, posso afirmar que minhas prioridades mudaram no que se refere ao autocuidado, e por já ter um estilo de vida saudável, apenas intensifiquei os cuidados com a alimentação”, explicou.
Competidora amadora
Competindo desde 2019, Cristina tem participado de 12 a 15 corridas de rua por ano, tanto em Alagoas como em outros estados do Brasil. “Tenho uma linda coleção de medalhas que demonstra a minha dedicação diária, a minha ‘luta’ comigo mesma. A corrida de rua melhorou a minha qualidade do sono, elevou a disposição física e minha energia. Além de todos esses benefícios, ainda convivo com outros corredores de várias idades, aumentando o ciclo de amizades e tendo uma vida social ativa, o que também faz bem ao coração”, falou.
O próximo evento que Cristina vai participar será a prova de 5 km da 2ª Corrida Maio Amarelo, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Alagoas, que acontece nesse domingo, dia 26, a partir das 6h, com as atividades de lazer na concentração e largada às 7h na Praça Multieventos, na Pajuçara.
Maior corrida de rua de Alagoas
A 2ª Corrida Maio Amarelo do Detran Alagoas vai reunir 4 mil atletas na orla de Pajuçara, nesse domingo (26), e vai ser a maior corrida de rua do estado, com largada na praça Multieventos, às 7h. A competição terá provas de 5 km e 10 km, com os atletas do percurso de 5 km seguindo até o Museu Théo Brandão, em Jaraguá, e voltando para a Praça Multieventos. Já os participantes do trajeto de 10 km seguem até a Academia da Polícia Militar, no Trapiche da Barra, e retornam para a Praça Multieventos.
Antes do início das provas de 5 km e 10 km, os participantes terão um momento de aquecimento e alongamento com a equipe do Corre Cesmac, e área kids para as crianças, a partir das 6h. Ao final, os atletas que completarem a prova ganharão medalhas, e os primeiros colocados masculinos e femininos em cada categoria por idade receberão troféus. A animação pós-corrida fica por conta da Banda Fabi Canuto.
A entrega dos kits está sendo realizada no Maceió Shopping, em frente às lojas Renner, até as 18h deste sábado (25).
*Com Assessoria