Foto: Assessoria
A professora Nadir Nogueira foi eleita, na noite de quarta-feira (16), a primeira reitora mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 53 anos de instituição. A vitória da candidata foi confirmada pela Comissão Eleitoral da consulta prévia à comunidade acadêmica.
Apesar da vitória, o nome de Nadir Nogueira e das candidatas Lívia Nery e Flávia Lorenne serão ainda submetidos ao Conselho Universitário da UFPI, que deverá encaminhar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC). Até então, é um marco ter somente mulheres nesse pleito.
Em postagem de agradecimento divulgada nas redes sociais, a professora comemorou a vitória e agradeceu o apoio da comunidade universitária. A chapa vencedora irá administrar a universidade entre 2024 e 2028.
“A responsabilidade é grande, mas estamos comprometidos em reconstruir a UFPI de forma participativa, buscando sempre a excelência acadêmica na Universidade. Contamos com a colaboração de todas (os) para este desafio. Obrigado pelo apoio e confiança”, escreveu.
A candidata escolhida pela comunidade acadêmica já ocupou duas vezes o cargo de vice-reitora da UFPI, entre 2012 e 2020, na gestão do ex-reitor Arimatéia Lopes.