Colabore com o Eufemea

“Forma correta e eficiente”: Equipe de Enfermagem do HGE recebe capacitação em reanimação cardiopulmonar

Foto:  Thallysson Alves / Ascom HGE

Enfermeiros e técnicos de Enfermagem do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, concluíram uma sequência de treinamentos sobre reanimação cardiopulmonar, resposta sequencial organizada à parada cardíaca. Além de esclarecer eventuais dúvidas, capacitação oferece técnicas que possam ajudar o profissional a prestar um melhor atendimento de emergência.

O treinamento, iniciado no dia 18 de março e encerado nessa segunda-feira (10), contou com a participação de profissionais da Unidade de Dor Torácica, Centro de Tratamento de Queimados, Serviço Médico de Terapia Nutricional e das áreas Azul e Verde. Residentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) também contribuíram com os estudos.

“O que fazer? Como fazer? Quando fazer? É preciso que todos nós que trabalhamos no HGE, referência em urgência e emergência, dominem o tema. Então, identificar uma parada cardiorrespiratória, saber o que fazer nesse momento, é crucial para que a gente possa prestar uma assistência de qualidade e segura para o nosso paciente”, justificou a enfermeira Piedade Maciel.

A residente de Enfermagem em Emergência Geral e Atendimento Pré-Hospitalar, Cleisla Siqueira, comentou que foram abordadas teorias e práticas, conforme o que é apontado cientificamente sobre a conduta durante uma parada cardiorrespiratória. 

“A questão da compressão, da ventilação, os ritmos de uma parada. Tudo isso foi repassado na capacitação, para que os enfermeiros e técnicos de enfermagem consigam melhor reconhecer quando é o momento para iniciar imediatamente a compressões cardíacas. Eles estudaram as técnicas com a ajuda de um boneco, entenderam também o que é uma entubação, para que possam conduzir os casos de forma correta e eficiente”, afirmou a presidente da Uncisal.]

*Com Assessoria