Colabore com o Eufemea

Hospital da Criança promove ação sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: “tudo tem o seu tempo”

Foto: Assessoria

A equipe de Serviço Social do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, promoveu, nesta quarta-feira (12), uma ação educativa sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. O objetivo da iniciativa, que ocorreu nas Enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar, foi conscientizar pais, responsáveis e os pacientes sobre o tema.

No Brasil, a idade mínima permitida para o trabalho é de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, no qual o adolescente tem que trabalhar e estudar. Ter um emprego noturno, perigoso e insalubre é proibido para menores de 18 anos, conforme o artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal.  

“A criança tem que vivenciar a infância, tudo tem o seu tempo. Nós estamos aqui conscientizando as famílias para que o trabalho infantil seja erradicado no Brasil e, sobretudo, no nosso Estado”, salienta a assistente social do HCA, Isarelle Damasceno.

Durante a ação, as profissionais do Serviço Social da unidade tiraram dúvidas sobre o trabalho infantil, entregaram panfletos e cataventos de papel, que são o símbolo da campanha. Esse elemento significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil, tendo ainda o sentido lúdico de alegria.

Para Dorgival Rodrigues, o acompanhante da pequena Ana Laura, de 1 ano,  a ação das assistentes sociais foi muito importante. “Acho importantíssimo vocês estarem aqui com esse trabalho. Nós aqui agradecemos. Que as crianças não venham a ser exploradas. Criança é amor e paz”, reforçou.

Para denunciar qualquer tipo de exploração e abuso infantil, é só entrar em contato com o Disque Denúnica 100 ou procurar o conselho tutelar mais próximo da região que você mora. A denúncia pelo número pode ser feita anonimamente.

*Com Assessoria