Colabore com o Eufemea

Inscrições abertas para Capacitação em Atendimento Antirrábico Humano e Acidentes por Animais Peçonhentos; confira

Fotos: Marco Antônio – Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove no próximo, na próxima quinta-feira (4) de julho, uma Capacitação em Atendimento Antirrábico Humano e Acidentes por Animais Peçonhentos. O curso, que está com inscrições abertas e oferta 80 vagas, vai acontecer no auditório da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió, a partir das 8h.

Os interessados podem realizar a inscrição para o curso neste link. A capacitação é voltada para profissionais médicos e enfermeiros que atuam na área assistencial das unidades de referência, bem como, para os técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL).

Para a assessora técnica do Programa Estadual de Controle de Zoonoses e Animais Peçonhentos da Sesau, enfermeira Fernanda Vieira, a capacitação é importante para repassar aos profissionais o fluxo de atendimento, protocolos de atuação e unidades de referência. 

“O objetivo principal é treinar esses profissionais para atenderem e orientarem sobre a prevenção da raiva humana, e a correta aplicação do medicamento e imunizante, além dos protocolos de atendimentos em casos de acidentes com animais venenosos, como escorpiões e cobras”, destacou a enfermeira.

Facilitadores

Entre os facilitadores está o infectologista do Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), Fernando Maia, que irá abordar o Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos e Profilaxia da Raiva Humana. Na sequência, o tema Fluxo e Profilaxia da Raiva será abordado pelo médico veterinário da Sesau, Clarício Bugarim.

Posteriormente, a enfermeira da Sesau, Fernanda Vieira, irá abordar o tema Fluxo e Profilaxia dos Acidentes por Animais Peçonhentos. Encerrando o curso, a enfermeira do PNI/AL, Juliana Veras, irá tratar das Boas Práticas em Vacinação.

*Com Assessoria