Colabore com o Eufemea

Museu da Imagem e do Som retoma projeto Cine Misa em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro; veja programação

Foto: Assessoria

Em celebração ao “Dia do Cinema Brasileiro”, no próximo dia 19 de junho, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), retoma o projeto Cine Misa. O evento contará com sessões educativas e exibições de filmes, destacando a história cinematográfica do Estado.

Durante o evento, Jinny Mikaelly Batista de Albuquerque, graduanda de História Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e atual assessora técnica da Diversidade Cultural da Secult, ministrará aulas sobre a História do Cinema em Alagoas. Jinny tem um histórico acadêmico notável, participando de programas como o PIBID UFAL e o Programa de Residência Pedagógica.

As atividades acontecerão no dia 19 de junho de 2024, com a primeira sessão das 10h às 12h e a segunda sessão das 14h às 16h. Ambas serão realizadas no auditório do Misa, que tem capacidade para 70 pessoas. O evento é aberto ao público maior de 15 anos, incluindo estudantes do ensino médio, universitários, pesquisadores e turistas. Interessados em agendar visitas escolares podem entrar em contato através do email misa.cultura.al@gmail.com.

A programação cultural inclui a exibição de quatro documentários produzidos em Alagoas, que destacam a riqueza cultural e histórica da região. Entre eles estão “Interpretando o Que Tapa o Alagadiço: Vergel e Ponta Grossa”, dirigido por residentes da Residência Pedagógica da UFAL e estudantes da Escola Estadual Dr. Rodriguez de Melo; “Visão das Grotas”, com direção coletiva de Agnes Vitória, Ewelyn Lourenço, Josias Brito, Letícia Cabral, Mariana Alves, Maysa Reis, Rafaela Oliveira, Tauan Santos e Wallison Fidelis; “Memórias de uma Saga Caeté”, dirigido por Pedro da Rocha; e “Na Crista da Onda, A História do Surf em Alagoas”, com direção e produção executiva de Mário Ramires Villela – Marola.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressalta a importância do projeto. “O Cine Misa 2024 é uma iniciativa que não apenas celebra o cinema brasileiro, mas também destaca a produção local, promovendo um sentimento de orgulho e incentivando a preservação e valorização do nosso audiovisual”, disse.

O Misa está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

*Com Assessoria