Colabore com o Eufemea

Professora da Uncisal participa de curso em Harvard sobre desenvolvimento da primeira infância

Foto: Assessoria

De Alagoas para Harvard, nos Estados Unidos. A professora e pesquisadora Maria Rosa da Silva, que integra a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foi selecionada para o “Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância”, ministrado na Universidade Harvard. A iniciativa tem duração presencial de uma semana e reúne profissionais considerados referência em primeira infância em diversos países.

O programa é dividido em duas etapas. Na primeira, que acontece de 10 a 14 de junho, os selecionados conhecem projetos com elevado grau de impacto social voltados para a primeira infância e discutem iniciativas globais. Além do curso presencial, a professora e pesquisadora da Uncisal será acompanhada semanalmente por especialistas, por meio de uma consultoria online, para aperfeiçoamento de projetos que desenvolve no estado de Alagoas.

“O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância acontece uma vez por ano e reúne lideranças de países em desenvolvimento. Este ano, quarenta pessoas participam do curso, que conta com representantes não só do Brasil, mas também de países da América Latina. Foram selecionadas o que eles chamam de lideranças em diversas áreas, o que inclui professores, pesquisadores e gestores públicos”, destaca a professora da Uncisal.

Maria Rosa da Silva é coordenadora do projeto de extensão “Sorriso de Plantão”, desenvolvido em parceria pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O projeto promove atividades lúdicas com pacientes internados em seis hospitais do estado, com a proposta de favorecer o bem-estar e contribuir com a saúde dos pacientes. Para tanto, os participantes se vestem de palhaços de hospital.

No Brasil, Maria Rosa da Silva está entre os cinco pesquisadores que se dedicam ao estudo dos palhaços doutores. “O Sorriso de Plantão é considerado referência quanto à sustentabilidade e produção acadêmica na área de palhaços de hospital. Temos uma trajetória que se iniciou no ano de 2002 e que, desde então, vem crescendo e alcançando bons resultados. Sem dúvidas, algo bastante expressivo para o nosso estado”, pondera a professora e pesquisadora.

Maria Rosa da Silva destaca que a seleção para o programa da Universidade Harvard se deve a pesquisas desenvolvidas na área de ludicidade no cenário hospitalar, com enfoque no palhaço, especificamente na categoria extensão universitária. “O programa tem um foco mais amplo, alcançando toda a primeira infância. No entanto, o desenvolvimento desses estudos, em Alagoas, possibilitou a nossa seleção. No ano passado, uma professora do Maranhão foi selecionada. Esse ano, tivemos a alegria de sermos selecionados”, conclui.

O programa 

O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância busca engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um diálogo a respeito da ciência do desenvolvimento da primeira infância. A iniciativa proporciona aos participantes a base de conhecimento e as ferramentas necessárias para projetar e implementar políticas públicas e programas sociais mais eficazes.

*Com Assessoria