Colabore com o Eufemea

Secretária Kátia Born apresenta novas diretrizes no combate à fome de AL: “combate às desigualdades sociais”

Foto: Ascom Seades

A secretária de estado da Assistência e Desenvolvimento Social e também presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas, Kátia Born, participou da segunda reunião do conselho estadual do programa Alagoas sem Fome, na terça-feira (11), realizada no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

Na ocasião, a secretária apresentou novas diretrizes do governo de Alagoas no combate à fome, coordenadas pela Seades, como a construção de novos restaurantes populares em Maceió e nos municípios de Arapiraca e Delmiro Gouveia; ampliação de novos complexos nutricionais no estado; cartão Alagoas Sem Fome, além do conceito de novas cozinhas solidárias que beneficiarão diversas famílias.

O encontro proporcionou a discussão sobre a construção do plano estadual de segurança alimentar e nutricional de Alagoas pela Caisan/AL. A câmara tem como finalidade promover a articulação e a integração dos órgãos e entidades da administração pública estadual, cuja atuação relaciona-se com a promoção da Soberania e da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SSAN).

Também foi reforçado a necessidade da adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e implantação do Consea nos municípios. Até o momento, 50 municípios já aderiram. A Seades tem como meta auxiliar na adesão dos 102 municípios até setembro de 2024.

“Essas ações irão colaborar de forma efetiva no combate às desigualdades sociais, com o objetivo de promover a segurança alimentar necessária para a população que vive em situação de pobreza e extrema pobreza. Com base no relatório da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em outubro de 2023, pela Seades e o Consea/AL, nós vamos conseguir elaborar um plano mais assertivo, com a participação da sociedade civil” pontuou, Kátia Born.

*Com Assessoria