Colabore com o Eufemea

Alagoas já emitiu mais de 23 mil cartões da pessoa idosa; documento garante acesso a mobilidade

Foto: Assessoria

Mais de 23 mil idosos em Alagoas possuem o Cartão da Pessoa Idosa, um documento emitido pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Garantido pelo decreto estadual, o cartão assegura o direito a viagens gratuitas ou com desconto em transportes intermunicipais.

O cidadão que tenha a partir de 60 anos de idade e renda per capita de até dois salários mínimos terá à sua disposição dois assentos reservados nos veículos. Quando as vagas já estiverem ocupadas é concedido a pessoa idosa o desconto de 50% no valor das passagens.

Dos 23.922 cartões já confeccionados e entregues em todo estado, Maceió concentra o maior número de emissões, com 5.609 cartões, seguido por Rio Largo (2.120), Arapiraca (1.414), Penedo (1.016) e União dos Palmares (847), as demais cidades somam o restante. As mulheres representam a maioria das beneficiadas com 13.252 cartões, enquanto os homens receberam 10.670.

A solicitação do cartão pode ser feita pela pessoa idosa. Os documentos necessários são, RG, CPF, comprovante de residência, formulário devidamente preenchido e assinado pelo requerente, comprovante de renda, que será feito mediante a apresentação de um dos seguintes documentos; declaração do Cadastro Único (CadÚnico), com Número de Identificação Social (NIS), carteira de trabalho e previdência social com anotações atualizadas, contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregado, carnê de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado.

De acordo com a secretária Arabella Mendonça, o cartão da pessoa idosa garante o direito ao transporte intermunicipal gratuito ou com desconto. “Ele é um instrumento fundamental para assegurar a mobilidade das pessoas idosas em nosso estado. Com ele, elas podem viajar gratuitamente ou com desconto em ônibus intermunicipais, ampliando suas possibilidades de acesso a serviços, lazer com convivência familiar e comunitária”, afirmou a Secretária.

*Com Assessoria