Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta segunda-feira (22), uma capacitação sobre Triagem Neonatal. A iniciativa foi realizada no auditório da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), no bairro Poço, em Maceió, e reuniu profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
A triagem neonatal é uma ação preventiva, que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas. Por meio dela é possível diagnosticar doenças sintomáticas e assintomáticas, durante o período neonatal, a tempo de interferir no curso da doença e evitar sequelas.
“São realizados testes, como do pezinho, coraçãozinho, linguinha e do olhinho. Eles são essenciais para a identificação de doenças graves, como problemas cardíacos congênitos, cataratas e má formação da língua”, explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança da Sesau, Diolyne Barros.
O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, e os participantes puderam realizar os testes nos recém-nascidos da Maternidade Escola Santa Mônica. “É sempre importante que os profissionais de saúde estejam em processo de contínuo aprendizado para que dominem as técnicas e conceitos atualizados, trazendo sempre o melhor para seus pacientes”, destacou a instrutora do curso, a enfermeira Carolina Raquel.
*Com Assessoria