Colabore com o Eufemea
Advertisement

Mais de 4.500 certificados são entregues no primeiro ano da Escola de Turismo: “transformação social”

Foto: Pei Fon

Desde sua criação, a Escola do Turismo formou 147 turmas, com entrega de certificados para mais de 4.500 alunos, em parceria com as empresas, Sindicato Empresarial de Hospedagens e Alimentação (Sindhal), Senac e Sebrae. Foram mais 40 cursos realizados em 35 municípios alagoanos. A iniciativa formou, até agora, 4.552 alunos, assegurando uma mão de obra capacitada para o setor de turismo. 

Vale destacar que os concluintes recebem o certificado e são inseridos no Banco de Talentos, plataforma que os conecta as vagas abertas no setor turístico do estado e pode ser acessada no site www.setur.al.gov.br.

A secretária Bárbara Braga ressaltou que a Escola de Turismo é um programa de Estado que está impactando vidas, promovendo uma verdade transformação social nas famílias alagoanas. “Só nessa essa primeira etapa de contratações, via convênios e termos de fomento, atingiremos 11 mil pessoas capacitadas. Nesse primeiro ano, capacitamos mais de 4.500 alagoanos, que estão sendo empregados, que estão tendo a oportunidade de ter o primeiro emprego e de aperfeiçoar os que já estão no mercado de trabalho, para assim conquistar mais desenvolvimento econômico e fazer a transformação social de sua família”, destacou a secretária.

Bárbara adiantou que as equipes da Secretaria de Turismo estão fazendo busca ativa junto com o Vida Nova das Grotas, entrando nas comunidades para capacitar cada vez mais pessoas. “Tudo isso em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, para validar cada vez mais os programas do Governo para que a gente possa atrair a pessoa que não tem certificado de conclusão do Ensino Fundamental, porque é pré-requisito para participar dos cursos da Escola de Turismo. Com esse certificado, o aluno entra na rede pública no Ensino Médio, e é inserido no programa Escola 10 e se capacite nas Escola de Turismo. E com a capacitação, conquiste o seu primeiro emprego no setor de turismo, que é um trade pujante e acredita no estado, para que a gente empregue cada vez mais alagoanos”, ressaltou Bárbara.

A superintendente de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Turismo, Sandra Villanova, disse que o programa Escola de Turismo é muito mais que uma oferta de cursos, mas é um importante link para o mercado de trabalho. “Graças ao banco de talentos disponibilizado no site da Sedetur (setur.al.gov.br), muitas pessoas que fizeram os cursos estão sendo contratadas por hotéis, restaurantes e outros segmentos do turismo. A partir de 1° de agosto, estaremos divulgando um novo cronograma de cursos”, reforçou Sandra. 

“Hoje estamos com 35 municípios turísticos sendo beneficiados pelo programa. Em um ano, nós já temos muitas pessoas que já estão no mercado de trabalho, pessoas que conseguiram o seu primeiro emprego, que nunca tinha atuado na área do turismo e o programa Escola do Turismo deu essa oportunidade”, afirmou Sandra. “O bom também é que nós temos cursos com uma duração longa e também temos cursos com carga pequena. Isso é bom para quem está no mercado de trabalho, pois temos cursos de 4 horas, de 8 horas, de 20 horas. Também temos cursos profissionalizados do Senac, cursos de 160 horas até 60 horas como de cozinheiro”, acentuou.

Mirele do Santos Silva, 29 anos, foi uma das que receberam, no aniversário do programa, os certificados dos cursos que fez na Escola de Turismo – os cursos de primeiros socorros e brigada de incêndio, e de Serviços Gerais.

Ela acredita que o aprendizado que teve nos cursos vai facilitar a inserção no mercado de trabalho no setor de turismo. “No decorrer do curso a gente vai vendo muitas experiências. Uma coisa que a gente pensava que era simples, não é totalmente simples”, observou Mirela. 

“Quem bem soubesse, buscava conhecimento em relação ao curso que vocês estão liberando para a gente. É totalmente gratuito, e sem contar que a gente tem uma experiência a mais, em relação ao certificado também que a gente tem o direito e é totalmente gratuito”, completou.

*Com Assessoria