Colabore com o Eufemea

Programa de capacitação é ofertado para 700 profissionais do Serviço Único de Assistência Social: “fortalecer e aprimorar”

Foto: Assessoria

O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), edição de 2024, deu início ao seu primeiro curso “Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas” esta semana. O curso vem sendo ministrado desde o dia 8 e vai até 12 de julho, na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com carga horária de 40h.

De forma presencial e simultânea nos Polos de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, as aulas ocorrem por meio do bolsa-formação, que é financiado pelo Fundo Nacional de Assistência Social, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com o apoio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“Hoje é um dia importante para o Suas. Após longos seis anos, com o apoio do governo federal e estadual, nós estamos ofertando a edição 2024 do CapacitaSuas. Vamos fortalecer e aprimorar a gestão, capacitar 700 profissionais da área, do estado de Alagoas. Dessa forma, nós vamos conseguir uma melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária Kátia Born.

Além deste, mais dois cursos serão ofertados: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas (22 a 26 de julho) e Atualização de Planos de Assistência Social (5 a 9 de agosto).

Os cursos têm como público-alvo profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Suas para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do Suas no Estado de Alagoas. No total, 700 vagas foram disponibilizadas.

A abertura ocorreu no Polo de Maceió, na segunda-feira (8), na Uneal, e contou com a presença da secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento (Seades), Kátia Born; do pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Tecnologia (Ifal), Gilberto Cruz; do secretário executivo da Seades, João Ulisses; da coordenadora estadual do CapacitaSuas, Patrícia Bezerra, e Hegladja Souca, representando o Coegemas.

*Com Assessoria