Colabore com o Eufemea

“Salvar mais vidas”: Programa Salva Mais realiza quase 17 mil atendimentos em 100 dias de funcionamento

Foto: Assessoria

Nos primeiros 100 dias de funcionamento do Programa Salva Mais Alagoas, que integrou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), foram realizados 16.712 atendimentos. Para isso, os dois órgãos, que integram a estrutura do Governo do Estado, passaram a receber chamados na Central de Regulação das Urgências (CRU), que funciona desde o último dia 14 de março no Shopping Cidade, situado no bairro Farol, em Maceió.

Nos dados estatísticos estão incluídos 12.373 atendimentos realizados pelo Samu Alagoas, por meio das Centrais Maceió e Arapiraca, e mais 4.339 do CBM/AL, que são referentes a 1.629 atendimentos pré-hospitalar, 1.412 atividades comunitárias, 977 buscas e salvamento, 278 atendimentos a casos de incêndios e 43 atendimentos referentes a ocorrências com produtos perigosos.

Para a coordenadora do Programa Salva Mais, enfermeira Elaine Monteiro, os números dos atendimentos realizados representam que a instituição está cumprindo o seu papel principal, que é salvar vidas com qualidade e eficiência. “A integração entre o CBM/AL e o Samu Alagoas intensificou esse trabalho, o que foi fundamental para salvar mais vidas, como sempre orienta o governador Paulo Dantas, um dos idealizadores do Programa Salva Mais”, frisou. 

A enfermeira e coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, destacou que a integração dos serviços de urgência e emergência, oferecidos para a população, trouxe vantagens extraordinárias para qualificar, ainda mais, a assistência. “Com esta integração se reduziu, significativamente, o tempo resposta das ocorrências, o que representa, em outras palavras, mais vidas salvas”, enfatizou. 

Quando chamar o Samu – 192?

– Dores no peito de aparecimento súbito

– Crise convulsiva (ataques, convulsão)

– Em situações de Intoxicação ou envenenamento

– Queimaduras

– Trabalho de parto com situação de risco

– Perda de consciência (desmaio)

– Falta de ar

– Queda acidental (em casa e na rua)

– Sangramento com hemorragia

– Crise hipertensiva

– Acidentes de trânsito

Quando chamar os Bombeiros – 193?

– Incêndio

– Acidentes de trânsito com pessoas presas em ferragens

– Tentativa de suicídio em local de difícil acesso

– Salvamento aquático

– Vítima presa em altura ou regiões profundas

– Desabamentos

– Deslizamento de barreiras

– Vazamento de gás

– Pessoas perdidas em matas ou montanhas

– Vítimas presas em locais de difícil acesso

– Acidentes com produtos perigosos

*Com Assessoria