Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Avanços estruturais”: Uncisal inicia novo semestre letivo com melhorias na acessibilidade do prédio-sede

Foto: Assessoria

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) iniciou, esta semana, um novo semestre letivo com novidades. O prédio-sede da instituição vem recebendo melhorias estruturais de acessibilidade, garantindo um ambiente mais inclusivo e acolhedor para os cerca de 1.400 estudantes que retornaram às atividades acadêmicas.

Os avanços incluem a substituição e implantação de corrimões e melhorias estruturais em laboratórios, com a proposta de eliminar barreiras físicas. Além dessas medidas, pisos táteis estão sendo instalados tanto na área externa quanto na área interna e o processo para a aquisição e instalação de um novo elevador está em fase de conclusão.

Nesta semana, estudantes de nove cursos presenciais de bacharelado e superiores tecnológicos retornam às aulas e atividades. São cerca de 1.400 alunos dos cursos de Alimentos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Radiologia, Segurança no Trabalho, Sistemas para Internet e Terapia Ocupacional.

Além das melhorias estruturais, a Uncisal inicia o segundo semestre letivo de 2024 com a publicação do edital do Programa de Permanência Universitária (PPU), que abre inscrições para os estudantes de Radiologia de segunda entrada e para aqueles que não puderam concorrer no edital divulgado no primeiro semestre letivo.

De acordo com Liliane Toscano de Brito, pró-reitora Estudantil da Uncisal, a universidade também iniciou o treinamento dos colaboradores do Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal 2024 e o planejamento para a Semana da Cultura, a qual promete trazer novidades para que todos possam vivenciar mais de perto a cultura alagoana.

George Souza, pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, destaca que a universidade conseguirá regularizar seu calendário acadêmico este semestre. “O calendário havia sido afetado pela pandemia e, desde então, nós tínhamos promovido ajustes para adequá-lo. Agora, conseguiremos normalizá-lo e, em 2025, ele voltará ao fluxo padrão”.

O pró-reitor acrescenta que a Uncisal também passará a contar com uma sala de aula invertida. “Estamos finalizando os ajustes para colocar nossa primeira sala de aula invertida em funcionamento”.

O retorno às atividades foi marcado pela expectativa dos estudantes. Maria Vitória Barbosa, que está no último período do curso de Enfermagem, destaca as melhorias estruturais pelas quais a Uncisal passou ao longo dos últimos anos. “É gratificante ver o crescimento da nossa universidade. Entrei antes da pandemia, ou seja, antes da reforma, e, sem dúvidas, os avanços estruturais contribuíram com a minha formação”, expôs.

Assim como Maria Vitória, o estudante de Fisioterapia Erick Pereira também está em seu último período do curso de Fisioterapia. Ele afirma que seu último semestre na instituição será marcante. “Esse é o período antes da minha colação de grau. Foram muitas as experiências vivenciadas e, sem dúvidas, as oportunidades que tive aqui, como o Projeto Rondon, transformaram a minha vida”, finaliza.

*Com Assessoria