Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Democratização do ensino”: SSP lança cursos para profissionais de segurança de Alagoas

Foto: Assessoria

A Chefia de Ensino Integrado (CEI) da Secretaria de Estado da Segurança Pública lançou dois cursos para profissionais das forças policiais e de salvamento de Alagoas. O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (15) durante uma solenidade que comemorou ainda o primeiro ano do ambiente virtual de aprendizagem Cei Educar, plataforma on-line pela qual são promovidas as capacitações da pasta.

O evento foi realizado no auditório da Uninassau, no bairro do Farol, e contou com a presença do superintendente de Gestão Estratégica e Políticas de Integração da SSP, coronel Jairisson Melo; da chefe de Políticas de Segurança à Mulher, coronel Camila Paiva; e da chefe de Ensino, major Joyce Bezerra.

As duas novas capacitações são o curso de atuação do profissional da segurança pública na proteção a grupos vulneráveis, e a segunda edição do curso de Atendimento às vítimas de violência doméstica.

De acordo com a chefe de Ensino Integrado, o objetivo das instruções é colaborar para que a Segurança Pública tenha um efetivo que cada vez atenda melhor à população.

“A importância dos cursos decorre da democratização do ensino para todos os profissionais dentro da flexibilidade de horário e local de cada um. Além disso, um profissional mais capacitado oferece um serviço de melhor qualidade a sociedade”, afirmou a major Joyce.

A coronel Camila parabenizou a realização da segunda edição do curso voltado às mulheres vítimas da violência doméstica, tendo em vista o êxito alcançado com a primeira capacitação, e reforçou a atenção dada pela gestão no combate aos crimes contra o público feminino.

“As primeiras instruções foram um sucesso, quando foram capacitados quase 10 mil agentes de Segurança Pública. O curso inclusive foi colocado como obrigatório, dada a necessidade de prestar um serviço de excelência e de estar sensível a essa temática que é o enfrentamento à violência contra mulher”, disse a chefe de Políticas de Segurança à Mulher da SSP.

O superintendente de Gestão Estratégica e Políticas de Integração da Segurança Pública enalteceu o uso da plataforma digital pela SSP para conseguir atingir o maior público possível com rapidez e eficiência.

“A plataforma virtual de aprendizagem possibilitou um aumento considerável no número de profissionais capacitados nas mais diversas temáticas, com isso trazendo uma melhor qualidade de atendimento por parte do efetivo da área de segurança pública. A Chefia de Ensino Integrado vem sempre buscando ampliar o leque de capacitações e o uso da plataforma CEI Educar sedimentou-se ainda mais como um importante instrumento de valorização dos integrantes da SSP e unidades subordinadas, que é seu aperfeiçoamento profissional”, concluiu o oficial.

Conforme portaria publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta, todos os servidores integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica de Alagoas que não concluíram a 1ª edição Curso de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica para profissionais da Segurança Pública deverão realizar esta nova edição em um prazo de 90 dias, improrrogáveis, sob pena de responsabilização. Os comandantes e chefes imediatos deverão informar em 45 dias o nome dos servidores nessa condição.

Homenagens

Durante a solenidade, os sargentos Ulisses Vasconcelos, chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da SSP, e Carlos Eugênio de Almeida, chefe da Coordenação de Ensino a Distância, foram homenageados pela valiosa contribuição na estruturação e manutenção do CEI Educar.

As instrutoras do primeiro curso de Atendimento às vítimas de violência doméstica também foram agraciadas com certificados de agradecimento pelo empenho na capacitação dos mais de nove mil agentes. Entre as homenageadas, estavam a perita-geral da Polícia Científica, Rosana Coutinho; capitã Larisse Brito; sargento Meijores Tenório; e as advogadas Paula Simony e Jennyfer Potelli.

*Com Assessoria