Foto: Ascom Seprev
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) recebe, nesta quarta-feira (14), a visita de uma comitiva do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (Depad), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A visita faz parte de uma série de ações do Governo Federal, que busca capacitar servidores, dar suporte às entidades que oferecem tratamento contra a dependência química e fortalecer as políticas públicas voltadas para a prevenção e o combate ao uso de drogas.
A agenda terá início na quarta-feira (14), com uma capacitação promovida pelo Dapad e destinada aos servidores da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev, responsável por coordenar o programa para tratamento de dependentes químicos do Governo do Estado, a Rede Acolhe. O treinamento tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais que atuam diretamente nas ações de prevenção ao uso de drogas e de acolhimento de dependentes químicos.
As atividades continuam na quinta-feira (15), com um encontro entre os representantes do Depad e os gestores de comunidades terapêuticas acolhedoras vinculadas ao Governo de Alagoas. Essas instituições atuam na redução da demanda de drogas, oferecendo suporte e tratamento a pessoas em situação de dependência em álcool e outras drogas.
O ciclo de atividades será encerrado na sexta-feira (16) com a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas de Alagoas, que acontecerá no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. O novo conselho terá a missão de deliberar e acompanhar a implementação de políticas públicas voltadas para a prevenção ao uso de drogas e o apoio a dependentes químicos no estado.
Para a titular da Seprev, Paloma Tojal, a visita do Depad a Alagoas reforça o compromisso da gestão estadual com a promoção de políticas públicas eficazes de prevenção à violência e ao uso de drogas.
“Receber o Depad em Alagoas fortalece ainda mais o trabalho do Governo do Estado no âmbito das políticas sobre drogas, contribuindo de maneira efetiva para o andamento das atividades que nós já desempenhamos através da nossa Superintendência de Políticas Sobre Drogas. Essa transversalidade vem somar e elevar a qualidade do serviço oferecido pela Rede Acolhe, permitindo que mais pessoas possam vencer a dependência química e a escrever uma nova história de vida”.
*Com Assessoria