Colabore com o Eufemea
Advertisement

Festival Carambola anuncia primeiras atrações confirmadas e abre venda de ingressos; confira

Foto: Assessoria

O Festival Carambola, principal evento de artes integradas do estado de Alagoas, anuncia a primeira parte da programação musical de sua 8a edição, que acontece dia 15 de novembro de 2024, em Maceió, na Adepol, a partir das 15h.

São elas: Liniker (SP), Bandalos Chinos (Argentina), Cavalo de Pau (CE), Coletivo AfroCaeté convida Chau do Pife (AL), Flora (AL) e Juliana Linhares (RN) +
Fernanda Guimarães (AL).

O primeiro lote de ingressos já está disponível exclusivamente via Ingresse. Clientes Nubank têm desconto especial.

● Venda exclusiva para clientes Nubank
● Venda geral

Até o ano passado o Carambola acontecia entre os meses de março e abril, mas em 2024 será diferente: pela primeira vez o festival acontece no segundo semestre do ano, especificamente no feriado de 15 de novembro, uma sexta-feira. “Março e abril começaram a se mostrar complexos em termos climáticos, com muita chuva e ventania. Nosso evento é externo, a céu aberto, a gente teve que repensar nisso”,completa a sócia-diretora e diretora de arte do Carambola, Didi Magalhães.

“Além disso, o segundo semestre se mostrou mais favorável para nossa pré-produção, tivemos mais tempo para criar linhas de trabalho e captar recursos”, ela explica. A 8a edição do Carambola homenageia a Mestra Irineia, Patrimônio Vivo de Alagoas, ceramista que vive na região quilombola de Muquém, no interior do estado. Todos os anos o festival traz em sua identidade visual elementos inspirados na vida e obra de grandes personalidades ou riquezas culturais alagoanas, como foi o caso do Mestre Nelson da Rabeca (in memorian), em 2023 e o povoado da Ilha do Ferro, em 2022.

“Escolhemos a Mestra Irineia movidas pelo desejo de homenagear uma mulher em vida. A obra dela já se expandiu para o mundo todo. E também temos uma escultura dela na orla de Maceió. Com o festival, nossa expectativa é que o nome e a estética das cerâmicas da Mestra se propaguem ainda mais pelo Brasil. Temos muito orgulho dela e foi uma felicidade incrível ela ter topado nosso convite. As ‘cabeças’ de Mestra Irineia vão aparecer bastante por aqui”, celebra Didi.

Com sete anos de história e sete edições já realizadas, o Festival Carambola vem colocando Alagoas no mapa da música independente brasileira a partir de sua realização anual. Calcado na diversidade, na sustentabilidade, na representatividade e no impacto social local, a programação do Festival Carambola 2024 desenvolveu uma escalação musical de relevância nacional, evocando o potencial de atração não somente de fãs de música de Alagoas, mas também de outras regiões do Brasil.

Aclamada por todo o Brasil e também fora dele, a cantora Liniker foi vencedora do Grammy 2022 na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, com “Indigo Borboleta Anil”. O grupo argentino Bandalos Chinos estreia no Brasil no palco do Festival Carambola. Com shows lotados em espaços consagrados da Argentina, como Luna Park e Hipódromo de San Isidro, os Bandalos Chinos também têm realizado shows concorridos pela Europa e Estados Unidos. Com cinco discos e dois EPs lançados, a
discografia da banda já conquistou três Prêmios Gardel na categoria de “Melhor Álbum de Grupo Pop”, em 2019, 2021 e 2023. É a primeira atração internacional da história do Carambola e fruto de uma aprovação do festival no prêmio Ibermúsicas 2023.

O grupo de forró eletrônico Cavalo de Pau é sensação em toda região nordeste e faz parte do imaginário musical brasileiro das décadas de 90 e 00. Com quase trinta anos de estrada e mais de dez discos lançados, o público do Carambola vai ter a chance de celebrar a nostalgia que desponta de hits como “Timidez” e “Estrelinha do Céu”.

Coletivo AfroCaeté convida Chau do Pife promete ser um show de celebração de algumas das principais manifestações da cultura popular de Alagoas. O Coletivo possui 40 membros e é influenciado musicalmente pelos ritmos afro e populares do Nordeste, especificamente os alagoanos: maracatu, pagode alagoano, baianá de alagoas, bumba-meu-boi, guerreiro alagoano e os batuques das casas de axé. Chau do Pife é Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana e conhecido pelo som inconfundível
de seu pife de sete furo.

*Com Assessoria