Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado e dos Direitos Humanos (Semudh), realizou, nessa quarta-feira (21), a abertura do seminário Redução das Desigualdades Sociais para a População em Situação de Rua. A solenidade aconteceu no Hall da Fama Lauthenay Perdigão, no Estádio Rei Pelé, e contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
Organizado por meio da Superintendência de Políticas para os Direitos Humanos e Comitê Gestor Estadual Intersetorial da Política Nacional para a População em Situação de Rua, o evento integra a programação da Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua do Estado de Alagoas, que acontece até o dia 24.
A abertura do seminário contou com apresentação cultural do Teatro Gigantes da Rua, que promoveram reflexão através de performance artística. O momento contou ainda com a entrega do Prêmio Amigos da Rua para as personalidades que atuam em prol do tema em Alagoas.
Na ocasião, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, teve acesso ao Plano Estadual dos Direitos da População em Situação de Rua do Estado de Alagoas e falou da importância do documento para a política estadual e nacional.
“É a possibilidade de construir políticas públicas com a participação popular e com as pessoas sendo ouvidas. E essas mesmas pessoas serão as destinatárias das políticas que fazem parte do dever do Estado”, disse.
A secretária de Estado e dos Direitos Humanos, Maria Silva, falou da importância do momento para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “É em encontros como esse que conseguimos ouvir e entender as demandas de quem vive essa realidade todos os dias para que possamos elaborar políticas públicas eficientes e eficazes”, reforçou.
O presidente do Comitê Gestor Gestor Estadual Intersetorial da Política Nacional para a População em Situação de Rua, Rafael Machado, lembrou de sua trajetória. “Eu já estive do outro lado, nas ruas, e hoje sou grato aos que olharam pra mim, acreditaram no meu potencial e me deram uma oportunidade. É disso que a população vulnerável precisa: um olhar atento e oportunidades”, completou.
Além do ministro Silvio de Almeida, estiveram presentes no evento o Frei Vicente, da Fraternidade Casa de Ranquines; o presidente do CEDDH, promotor Magno Moura; o secretário executivo da Seprev, Fábio Oliveira; o secretário executivo da Seades, Nelson Tenório Sobrinho; as secretárias da Sedics, da Secdef e da Selaj, Alice Beltrão, Arabella Mendonça e Lydia Pollyana; o deputado estadual Ronaldo Medeiros; o defensor público estadual, Isaac Souto; a promotora de justiça, Alexandra Beurlen; o desembargador do TJ/AL, Tutmés Airan; o juiz federal Antônio Araújo e o deputado federal Paulão.
*Com Assessoria