Colabore com o Eufemea
Advertisement

Secretaria da Primeira Infância lança Observatório do Cria: “mais visibilidade”

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) lançou, nesta quinta-feira (22), o Observatório da Primeira Infância, intitulado ‘Caça-Dados: observatório do Cria’. A plataforma foi lançada durante o 1º Simpósio Estadual da Primeira Infância, que aconteceu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e contou com a presença de figuras ilustres para a primeira infância.  

A plataforma lançada pelo Cria conta com indicadores em tempo real sobre os dados envolvendo a primeira infância em Alagoas. Com base nos cadastros no Cartão Cria, a plataforma pode ser acessada pelo link https://observatorio.cria.al.gov.br/ e está disponível também no site do Cria Alagoas. 

Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, o simpósio é um passo importante para a garantia de protagonismo para a pauta infantil. “Esse evento de hoje faz parte da nossa campanha do Agosto Verde, mês da primeira infância, e é muito importante para conseguirmos cada vez mais visibilidade para a pauta da promoção da infância alagoana. Além disso, estamos lançando também um observatório que vai reunir todo banco de dados do Cria, permitindo que possamos traçar indicadores e entender como o trabalho feito pela secretaria impacta positivamente para a vida das crianças”, disse. 

A secretária pontuou ainda que, o desenvolvimento da plataforma on-line de dados já vem ocorrendo a um longo período de tempo, fechando detalhes e entendendo como as informações mostradas podem afetar positivamente Alagoas. Além disso, ela pontuou a agilidade que a população terá para essa pesquisa, visto que o site fecha dados sempre no dia anterior ao que é solicitado, entendo a real dimensão de ações governamentais.

DEBATES 

A programação do simpósio começou com um bate-papo entre a secretária Caroline Leite e o pesquisador André Luiz, responsável pelo desenvolvimento do Observatório do Cria. Os profissionais debateram sobre a importância do monitoramento de dados para a primeira infância.

O evento também contou com uma mesa redonda com a temática ‘Experiências Exitosas para a Primeira Infância alagoana’, que foi mediada pela secretária Executiva de Gestão Interna do Cria, Rhaissa Paz, e teve como palestrantes os gerentes de Assistência Social, Educação, Projetos e Saúde do Cria. 

O debate final ficou sob a responsabilidade do mediador Gustavo Philipe, secretário-executivo da Primeira Infância, e teve como tema ‘Primeira Infância: Um olhar para o futuro. A mesa contou com a presença do presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria, Marcos Gonçalves Reis; Leônia Letícia, assistente social membro do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fetipat/AL) e Elisangêla Mercado, membro da Rede Estadual da primeira infância.

*Com Assessoria