Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Atendimento eficiente e seguro”: Curso de Suporte Básico de Vida capacita mais 40 socorristas do Samu Alagoas

Foto:  Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) concluiu mais uma edição do Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar. A capacitação, realizada na Central Maceió, preparou 40 socorristas, entre técnicos de enfermagem e condutores, após 160 horas-aula. Ela foi organizada pela Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), seguindo pré-requisitos da Portaria 2.048 do Ministério da Saúde (MS).

O curso abordou temas de urgência e emergência no atendimento pré-hospitalar, dentre eles sobre a segurança do paciente e desastres com múltiplas vítimas. Ele contemplou profissionais de vários municípios, como Atalaia, Teotônio Vilela, Maragogi, Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos. Também foram beneficiados os socorristas das Bases Descentralizadas de São Luís do Quitunde, Maceió, Porto Calvo, Coruripe, Rio Largo, Murici e Viçosa.

Durante a capacitação, os profissionais receberam treinamento em triagem pelo método S.T.A.R.T. (Simple Triage and Rapid Treatment), urgências obstétricas e pediátricas. Eles também aprenderam a lidar com situações como paradas cardíacas, síndrome coronariana aguda, síndromes respiratórias em crianças e adultos e emergências neurológicas.

A coordenadora-geral da Central Maceió do Samu, Beatriz Santana, destacou a importância do curso. “O suporte básico de vida é essencial para garantir um atendimento eficiente e seguro na assistência pré-hospitalar, contribuindo para a redução de riscos à vida dos pacientes”, frisou a enfermeira.

QUALIFICAÇÃO

Para a técnica de enfermagem, Ana Paula Salu, que atua há dez anos na Base Descentralizada de Atalaia, a capacitação e atualização dos conhecimentos foram fundamentais para que os socorristas possam atuar com mais segurança no dia a dia. “Estou bastante satisfeita pela quantidade de conteúdo que foram apresentados”, enfatizou.

Entre os diversos temas abordados no curso, também foram realizadas simulações práticas, que incluíram atendimentos a vítimas de queimaduras, afogamentos e acidentes com produtos perigosos. Para isso, foram utilizadas as motolâncias, fundamental para reduzir o tempo-resposta em áreas de difícil acesso.

*Com Assessoria