Foto: Guilherme O’Odoro/Divulgação
A atriz sergipana Isis Broken, conhecida pelo papel de Corina Castello na novela No Rancho Fundo, da TV Globo, denunciou ter sofrido um ato de transfobia na madrugada desta segunda-feira (30), após um pouso de emergência em Salvador.
Isis compartilhou a situação em uma publicação no Instagram, onde detalhou o que aconteceu no voo. Segundo a atriz, o avião apresentou uma pane no sistema, possivelmente ligada a uma rachadura em uma das asas, conforme o relato de alguns passageiros. Ela mencionou que a companhia aérea não ofereceu informações claras sobre o problema, e os passageiros dependiam de relatos não oficiais para entender o que estava ocorrendo.
Além do incidente técnico, Isis denunciou um comportamento transfóbico por parte de um atendente da companhia aérea. De acordo com a atriz, o funcionário insistiu em usar pronomes incorretos ao se dirigir a ela, mesmo após ser corrigido diversas vezes.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Isis aparece discutindo com o funcionário, questionando a falta de um pedido de desculpas e cobrando por respeito diante do erro repetido no uso dos pronomes. “Perdão pela transfobia que você cometeu comigo, correto? Você está errando meu pronome de novo. Você não vai me pedir desculpas?”, diz Isis Broken em vídeo.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que “repudia e combate todo e qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional”, e que oferece “um serviço personalizado, com qualidade, eficiência, presteza e principalmente segurança”.