Colabore com o Eufemea
Advertisement

Secretaria promove encontro para debater medidas a jovens fora do sistema socioeducativo: “atendimento ainda mais eficiente”

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta segunda-feira (2), o 4º Encontro Interinstitucional de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Progressão e Extinção. O evento reuniu técnicos da assistência social de vários municípios da região Serrana dos Quilombos, promovendo um amplo debate sobre os desafios enfrentados no fortalecimento dessas medidas.

Em Alagoas, os egressos do sistema socioeducativo são acompanhados pelo programa Pega a Visão, que busca estimular o desenvolvimento e a autonomia dos jovens e adolescentes, além de garantir direitos e prevenir a reincidência infracional. A coordenadora do programa, Samylla Gouveia, explica que o encontro fomenta a interlocução entre as políticas públicas, visando o aperfeiçoamento contínuo do atendimento aos adolescentes que retornam aos seus municípios para cumprir a medida em meio aberto.

“É uma oportunidade para que esses profissionais conheçam mais a fundo o programa Pega a Visão e suas atribuições, de forma a integrar esses serviços e fornecer um atendimento ainda mais eficiente. Vamos trazer os 102 municípios alagoanos que executam essa medida de proteção em nosso estado”, explicou Samylla Gouveia.

As exposições abordaram tanto a aplicação das medidas socioeducativas quanto a assistência pós-medida, evidenciando temas pontuais como educação, reinserção social, qualificação profissional e prevenção à reincidência.


“Foi um evento de grande relevância para o nosso trabalho. Pudemos tirar dúvidas, aprimorar alguns conhecimentos e o trabalho conjunto com as redes de proteção. Também ficamos felizes em conhecer melhor o programa Pega a Visão, que oferece um novo projeto de vida para os egressos do sistema socioeducativo de Alagoas, por meio de uma atuação multidisciplinar e da oferta de qualificação profissional”, afirmou o assistente social Itair Xavier, que atua no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Joaquim Gomes

O secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, Fábio Oliveira, enfatizou o compromisso do Governo do Estado em promover eventos de formação continuada que visam aprimorar as políticas de prevenção à violência, em especial aquelas voltadas para reinserção social do público oriundo do sistema socioeducativo de Alagoas.

“É muito difícil para os municípios desenvolverem programas de prevenção à violência e reinserção social de forma isolada, por isso, encontros como este são tão importantes. Queremos mostrar para o jovem egresso do sistema socioeducativo que ele faz parte da sociedade e que pode contar com o Estado para auxiliá-lo”, afirmou o secretário.

*Com Assessoria