Foto: Assessoria
A Rede de Atenção às Violências (RAV) alcançou este ano 56% dos municípios com ações de educação permanente, visando à qualificação dos profissionais da área da saúde envolvidos no acolhimento e atendimento das vítimas de violência. As ações foram distribuídas nas 1ª e 2ª Macrorregiões de Saúde, atendendo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Regionais.
A supervisora de articulação intersetorial e monitoramento das violências, Laura Oliveira, explicou que, além dos profissionais da área assistencial, a RAV alcançou as equipes gerenciais e diretores das unidades de saúde. “A qualificação e sensibilização dos profissionais é de grande importância para o atendimento às vítimas. É neste momento em que explicamos o fluxo de atendimento e o trabalho da RAV para que o serviço se mantenha eficaz e de forma integral, assegurando o direito às vítimas”, afirmou.
Sobre a RAV
A RAV foi instituída pelo Decreto nº 89.437 de 28 de fevereiro de 2023. A Rede tem caráter intersetorial, pautada na prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis, no âmbito do Estado de Alagoas.
As ações governamentais da RAV são executadas com vistas ao enfrentamento das violências, de forma a facilitar o acolhimento seguro, assistência qualificada, escuta especializada, eficiente, eficaz e não revitimizadora e os encaminhamentos necessários para garantia dos direitos fundamentais das vítimas, de maneira resolutiva, bem como na orientação da população e dos profissionais vinculados à temática, quanto a prevenção e combate de tal problemática.
*Com Assessoria