Transformar sonhos em realidade, viver um conto de fadas e trazer um toque de magia para o cotidiano: essa é a essência das experiências que a Disney oferece. Mas e se esse encantamento ultrapassasse as fronteiras do imaginário e se tornasse parte do universo profissional? É exatamente essa visão que guia
Bel Alvi, de 44 anos. Ela acredita que é possível criar experiências inesquecíveis no trabalho, conduzindo qualquer jornada profissional “ao infinito e além”.
Filha mais velha de um casal de professores, Bel Alvi é natural de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, e carrega um imenso orgulho de suas origens.
“Costumo dizer que nasceu em Currais por uma questão de logística, mas fui criada em Natal. Tenho muito orgulho de onde vim, uma terra rica culturalmente e em diversos aspectos, como minerais, culinária, sua bacia leiteira e pecuária. Faço questão de frisar isso sempre que possível”, conta ao Eufêmea.
Jornada do Encantamento
Foi em 2003, durante uma aula de Marketing de Serviços em sua segunda graduação, em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, que Bel Alvi teve sua perspectiva transformada. Naquele momento, ela foi apresentada aos bastidores da Disney, algo mudou para sempre.
Até então, o universo mágico da companhia parecia distante da realidade de uma jovem de 23 anos que trabalhava em dois turnos e estudava à noite. Porém, aquela aula abriu seus olhos para novas possibilidades e plantou a semente de um sonho que uniria magia e profissão.
Encantada pelo case da Disney apresentado em aula, Bel Alvi correu à biblioteca e encontrou o único exemplar disponível do livro Nos Bastidores da Disney.
“Lembro que, naquela noite, não dormi. Li o livro inteiro em uma madrugada e, ao final dele, duas coisas chamaram muito minha atenção: o endereço do Disney Institute, o braço educacional da Disney que recebe profissionais e empresas para certificação internacional, e uma frase de Walt Disney que se tornou meu mantra de vida: ‘Se você pode sonhar, você pode fazer’”, afirmou.
Determinada a transformar seu sonho em realidade, Bel entrou em contato com o Disney Institute. Porém, a resposta revelou que o custo financeiro da certificação era algo fora de alcance naquele momento. Ainda assim, ela não desistiu. “Todas as noites eu dormia para sonhar, mas todos os dias eu acordava para fazer a minha parte, com um propósito muito claro: conseguir essa certificação”, disse.
Foram necessários 11 anos de trabalho, economia e dedicação até que, em setembro de 2014, Bel finalmente embarcou para a Disney. Lá, conquistou a tão sonhada certificação. Hoje, ela é a única alagoana que tem essa certificação.
“Não precisa de um castelo para encantar”
Para Bel Alvi, o encantamento vai além de castelos e orçamentos milionários. Atualmente, ela dedica seu trabalho a desmistificar o conceito de encantamento, mostrando que é possível conquistar clientes e transformar negócios com boas práticas de gestão e criatividade.
Inspirada pelos ensinamentos da Disney, Bel utiliza seu próprio empreendimento como laboratório, provando que experiências marcantes não dependem de quanto se investe, mas de como se faz.
“O meu trabalho, na prática, é mostrar para as pessoas que elas não precisam de um castelo para encantar. Mostro a empresários, empreendedores, gestores e profissionais liberais que não estão contentes em ser ‘mais do mesmo’ que existe uma filosofia de gestão e boas práticas que podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio. E, quando aplicadas da maneira correta, essas práticas geram resultados e diferenciação no mercado”, explica.
Quando questionada sobre o principal impacto do seu negócio, Bel destaca que sua missão é promover mudanças profundas no mindset e no estilo de gestão das empresas. “Isso permite que a empresa se torne sustentável em diversos aspectos, dentro de uma cultura organizacional coesa, com colaboradores que entendem por que estão ali, alinhando seus propósitos aos da organização”, reforça.
Trabalho e maternidade
Bel Alvi equilibra duas paixões em sua rotina: o trabalho e a maternidade. Para ela, o segredo está em aplicar os conceitos de gestão que aprendeu no Disney Institute não apenas nos negócios, mas também na relação com sua filha de seis anos.
Embora se emocione ao falar sobre o impacto positivo do trabalho em sua vida, Bel evita romantizar a maternidade. “Ser mãe não é fácil, mas eu acordo todos os dias com o propósito de ser a melhor mãe que posso ser com os recursos, a estrutura e o equilíbrio emocional que tenho naquele momento”, reflete.
Sua relação com a filha é pautada pelos princípios de encantamento aprendidos na Disney, como “entender para melhor atender”. “Uso conceitos de gestão para criar conexões genuínas com ela, mesmo que ela ainda não perceba isso. É minha forma de proporcionar não apenas experiências melhores, mas também momentos de qualidade juntos”, explica.
Bel valoriza a flexibilidade conquistada como empreendedora, o que lhe permite ajustar sua agenda às demandas dos clientes e, ao mesmo tempo, priorizar o tempo com sua filha. “Para mim, não é sobre a quantidade de horas, mas sobre a conexão verdadeira que estabelecemos”, ressalta.
Ao unir propósito profissional e pessoal, Bel mostra que é possível equilibrar trabalho e maternidade com dedicação, disciplina e amor. “Tudo o que faço é para contribuir diretamente para a formação da minha filha, seja oferecendo oportunidades ou sendo um exemplo de que é possível amar o que se faz enquanto se mantém a família como prioridade”, conclui.