Colabore com o Eufemea
Advertisement

Projeto “Mãos que Empoderam” leva autoestima a meninas e mulheres de comunidades periféricas em Maceió

Fotos: Leilianny Oliveira

Valorizar a identidade negra, a diversidade e a beleza natural dos cabelos são premissas que movem a Assessoria dos Cachos, salão de beleza especializado em fios cacheados, ondulados, crespos, em transição capilar e lisos naturais, em Maceió. Para celebrar seus resultados, superar os desafios impostos pela pandemia e comemorar o lançamento de sua linha própria de produtos, em novembro de 2022 a Assessoria dos Cachos criou o projeto social “Mãos que Empoderam”.

Em parceria com a CUFA-AL (Central Única das Favelas, em Alagoas) e outras organizações do estado, a iniciativa oferece, a cada trimestre, um dia de atendimento gratuito a mulheres e meninas cadastradas em instituições como Instituto Mundaú Mundo Org, CUFA, Plantar e Acolher, Projeto Casa da Árvore e demais ONGs do estado.

O objetivo é ampliar o alcance social para as mesmas 20 mil pessoas já atendidas pelo salão, levando não apenas cuidados estéticos, mas também estímulo à autoestima e ao empoderamento.

Fotos: Leilianny Oliveira

No último dia 16, o “Mãos que Empoderam” realizou sua última ação de 2024 atendendo meninas e mulheres do Vergel e Alto da Alegria, reunindo um conjunto de parceiros locais. Na ocasião, o Instituto Reviver e o Instituto Plantar e Acolher estiveram presentes, Projeto Casa da Ávore, assim como a psicóloga Francielle Alves e a artesã Roseli Comissoli, que ministrou uma oficina de cerâmica.

Oficina de cerâmica. Fotos: Leilianny Oliveira

As participantes também contaram com lanches fornecidos pela Delícia de Sabor e Panificação Jaraguá, além de brindes da Farmácia Permanente. Já os produtos capilares, foram oferecidos pela Stuca e pela própria Assessoria dos Cachos.

Psicóloga Francielle Alves. Fotos: Leilianny Oliveira

Para a CEO da Assessoria dos Cachos, Tamires Melo, o projeto representa muito mais que uma iniciativa estética. “O ‘Mãos que Empoderam’ pra mim é um sonho realizado e quero ir além: ter uma rede de franquias em todo o Brasil, com mais de 120 atendimentos sociais por ano. Quem sabe, assim, conseguimos madrinhas ou padrinhos que garantam cursos profissionais para essas mulheres? Elas precisam de mãos estendidas sobre suas vidas”, diz.

Em sua visão, é preciso compreender as dificuldades enfrentadas por quem vive em situação de vulnerabilidade. “Não adianta dizer que as pessoas pobres têm as mesmas 24 horas se muitas lutam contra a fome e a violência, o que as impede de ter uma carreira e uma vida digna. Podemos ajudar! E ajudar sem pensar é um bem para a alma. Convido todos, uma vez na vida, a experimentar abençoar alguém com uma ação social. Vamos juntos regar sementes que já existem e podem fazer o mundo mudar. Eu sou fruto de um projeto social e hoje só quero devolver o que um dia fizeram por mim”, afirmou.

Ainda de acordo com Tamires, quem quiser contribuir com o ‘Mãos que Empoderam’ tem várias formas de ajudar. É possível enviar mimos ou, se você tiver uma empresa na área de gastronomia, mandar lanches para as edições que acontecem três vezes ao ano.

“Se você não tem um negócio, mas quer apoiar, pode apadrinhar uma das meninas e garantir o curso profissionalizante que ofereço, com 50% de desconto. Além disso, o padrinho ou a madrinha pode ajudar na compra da maleta de ferramentas, com secador, tesoura e outros itens, para que elas comecem a atuar profissionalmente. Outra opção é adquirir kits de produtos capilares com desconto, para que elas mantenham os cuidados após o dia de embelezamento”, explicou.