Colabore com o Eufemea
Advertisement

Cobertura vacinal da tríplice viral ultrapassa 95% em Alagoas: “erradicação e prevenção de diversas doenças graves”

Foto: Assessoria

Alagoas alcançou um índice de 95,7% de cobertura vacinal contra a tríplice viral em crianças de 1 ano a 1 ano e três meses em 2024. O dado, divulgado pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), representa um crescimento em relação ao ano anterior, quando a cobertura era de 93,54%.

A assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, a enfermeira Rafaela Siqueira, explicou que a vacina tríplice viral deve ser aplicada em duas doses. “A primeira a partir dos 12 meses de idade e a segunda com um ano e três meses”, disse.

A enfermeira reforçou que adultos que não foram imunizados de 20 a 29 anos devem receber as duas doses, com intervalo de 30 dias entre as aplicações, “Quanto os adultos de 30 até 59 anos, devem receber apenas uma dose”, explicou Rafaela Siqueira.

Ainda de acordo com a assessora do PNI, o Brasil possui um dos maiores e mais eficientes sistemas de distribuição de imunizantes no mundo. “As vacinas são essenciais para a erradicação e prevenção de diversas doenças graves, são seguras e estão disponíveis em todo território nacional”, reforçou Rafaela.

*Com Assessoria