Colabore com o Eufemea
Advertisement

Pacto Nacional e Casa da Mulher Brasileira: Governo de AL e Ministra Cida Gonçalves ampliam rede de proteção às mulheres

Fotos: Pei Fon / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, em parceria com o Ministério das Mulheres, deu um passo significativo no fortalecimento da rede de proteção e prevenção à violência contra mulheres no estado nesta quinta-feira (20).

Durante solenidade ao lado da ministra Cida Gonçalves, o governador Paulo Dantas assinou decretos que instituem o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. Durante o evento, também foi assinado o contrato para a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira em Maceió.

A ministra Cida Gonçalves parabenizou o secretariado feminino do Governo estadual e ressaltou que a política de fomentar o protagonismo da mulher visando a promoção da igualdade de gênero faz parte da história de Alagoas. “Alagoas foi o primeiro estado a criar a primeira Secretaria de Estado da Mulher do nosso país. Obrigada, Alagoas por ter ajudado a construir esse processo de fomentar o protagonismo feminino no Brasil”, disse.

Ministra Cida Goncalves exalta o trabalho do Governo de Alagoas em prol das mulheres. Foto: Pei Fon/ Agencia Alagoas

Além disso, a ministra também ressaltou sobre a importância do fortalecimento das mulheres e para romper o ciclo da violência. Quem também citou sobre o foco de romper o ciclo foi a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva. “É um momento histórico! Nós temos um estado que faz a diferença. Nós estamos caminhando com mais políticas públicas”, disse.

Fotos: Pei Fon / Agência Alagoas

Plano Estadual de Políticas para as Mulheres

Com foco na escuta ativa e na inclusão, o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres propõe um diálogo amplo com diferentes segmentos sociais, incluindo mulheres negras, quilombolas, indígenas, ciganas, LGBTQIA+, sem terra, sem teto, pescadoras e marisqueiras, e de religiões de matriz africana. O plano visa a construção de políticas públicas que atendam as especificidades dessas mulheres, promovendo direitos e igualdade de condições.

Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios

O Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios visa promover campanhas educativas para conscientizar a sociedade, além de capacitar profissionais para atuação efetiva no acolhimento e na proteção das vítimas. O acordo também fortalece redes locais de apoio, garantindo que mais mulheres tenham acesso à segurança e justiça de forma mais rápida e eficaz.

Casa da Mulher Brasileira

Durante o evento, também foi assinado o contrato para a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira em Maceió. Parte do Programa Mulher sem Violência, a unidade será instalada no Benedito Bentes e receberá investimentos de R$ 19 milhões. O espaço oferecerá atendimento integrado às mulheres em situação de violência, contando com acolhimento psicossocial, delegacia especializada, Ministério Público, defensoria pública, juizado, brinquedoteca, alojamento de passagem e uma central de transporte.

Alagoas já possui a Casa da Mulher Alagoana, equipamento semelhante que oferece suporte às vítimas e acolhimento humanizado. Agora, o estado se prepara para a construção de mais duas unidades da Casa da Mulher Brasileira, uma em Santana do Ipanema e outra em Arapiraca, ampliando a cobertura para outras regiões.

*com informações da Assessoria