Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) divulgou uma atualização nos Anexos 01 e 04 do Edital nº 01/2025 – Fomento aos Pontos de Cultura. A principal mudança foi a inclusão de uma tabela detalhando a distribuição das vagas por regiões, assegurando uma maior descentralização dos recursos, além da retirada da obrigatoriedade de um Comitê Gestor para as instituições proponentes.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância das modificações para garantir um processo mais democrático e acessível. “Nosso compromisso é garantir que os recursos culturais cheguem a quem realmente precisa, fortalecendo a cultura em cada canto de Alagoas. Queremos valorizar quem já faz a cultura acontecer no dia a dia, dando mais oportunidades para que esses projetos cresçam e impactem ainda mais suas comunidades”, ressaltou.
Já para os projetos inscritos no Edital nº 02/2025 – Fomento aos Pontões de Cultura, a exigência do Comitê Gestor permanece obrigatória.
Os editais seguem com inscrições abertas até 10 de março, permitindo tanto o cadastro virtual, por meio do Cadastro Único da Cultura de Alagoas (CUCA), no site cuca.al.gov.br, quanto a inscrição presencial na sede da Secult, localizada na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. O investimento total é de R$ 3.269.000,00, beneficiando 24 projetos de Pontos de Cultura e dois de Pontões de Cultura.
Os editais fazem parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), um programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), que visa incentivar e fortalecer a cultura em todo o país. Em Alagoas, a iniciativa é coordenada pela Secult, com operacionalização do Instituto Magna Mater.
*Com Assessoria