Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Cabaret: Diana conta Mário” une literatura a arte burlesca,homenageando Mário de Andrade em espetáculo inédito

(Crédito: Matheus Monteiro – Foto)

O espetáculo “Cabaret: Diana conta Mário”, estrelado pela multiartista alagoana Silvie Leal, estreia em Maceió no dia 26 de março – os ingressos já estão disponíveis. A apresentação acontecerá no Teatro Homerinho, localizado na Rua Sá e Albuquerque, no bairro histórico de Jaraguá.

O espetáculo tem direção do carioca Marco Chavarri (DFenix) e traz, pela primeira vez em Maceió, um show que une música, literatura e burlesco. A arte burlesca consiste em performances musicais, dramáticas e caricaturais que hilariam e ousam reinterpretar obras tradicionalmente sérias.

Revisitando os contos eróticos do grande escritor Mário de Andrade, Silvie Leal propõe uma performance irreverente, baseada na obra “Mário de Andrade – Seleta Erótica”, compilada por Eliane Robert Moraes. A combinação de diferentes linguagens artísticas e a interação direta com a plateia prometem risos e reflexões.

Origem do projeto

O projeto surgiu a partir da parceria entre Silvie Leal e Marco Chavarri, que conduziram juntos a Oficina de Burlesco em 2023. A experiência despertou a necessidade de fomentar a arte burlesca em Alagoas e ampliar o protagonismo LGBTQIAPN+ no teatro.

O diretor e a atriz encontraram nos contos de Mário de Andrade um espaço para explorar a relação entre a performance burlesca e o homoerotismo. Além da qualidade literária, os textos de Mário oferecem sonoridade e ritmo, permitindo a Silvie incorporar dança, música e entonações teatrais na sua performance.

“O processo criativo do ‘Cabaret: Diana conta Mário’ foi lindo, intenso, divertido e difícil, um trabalho de desconstrução e aprendizado para a arte e, sobretudo, para a vida. Realmente é um privilégio ser conduzida por um grande artista da cena burlesca nacional [Marco Chavarri], uma referência pra mim”, contou Silvie Leal sobre o projeto.

Produção e Apoio

“Cabaret: Diana Conta Mário” é realizado e patrocinado pela Lei Complementar nº 195, Lei Paulo Gustavo, através do edital da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Maceió e pelo Ministério da Cultura (Governo Federal), com produção e apoio da Dagô Produções.

Serviço: “Cabaret: Diana conta Mário”
Data: 26 de março
Horário: 20h
Classificação: 16 anos
Endereço: Teatro Homerinho – R. Sá e Albuquerque, 450 – Jaraguá, Maceió (AL)
Ingressos: R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia), disponíveis na bilheteria digital Sympla

🔗 Ingressos: Disponíveis na plataforma Sympla

Sinopse: O “Cabaret: Diana conta Mário” revela com humor a personagem Diana, figura conhecida no folclore alagoano. Ela surge de férias, depois de uma longa temporada natalina, para contar histórias para lá de inusitadas de um certo Mário de Andrade, ícone da literatura nacional, em sua incursão pelo mundo metafórico do erotismo literário. Multifacetado e unindo linguagens diversas ao burlesco, o show promete momentos de puro lirismo e diversão, numa troca direta e gostosa com a plateia.

Marco Chavarri: Performer e pesquisador de arte burlesca, co-criador do Festival “Yes Nós Temos Burlesco”, ministrou oficinas no curso de extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro, POA Burlesque (Argentina) e na Academy of Burlesque (Estados Unidos). Como performer já fez apresentações internacionais, incluindo: Buenos Aires, Seattle, San Francisco e Nova York.

*com Assessoria