Colabore com o Eufemea
Advertisement

Onde buscar atendimento no SUS? Saiba quando procurar a UBS, UPA e os hospitais

Foto:  Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população sobre a importância de buscar o serviço de saúde adequado conforme a gravidade do problema, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente. 

Tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os hospitais fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, cada um tem funções distintas. Por isso, saber diferenciar esses serviços evita a sobrecarga das unidades e assegura que cada paciente receba o cuidado mais apropriado para sua necessidade. 

Ao buscar o serviço de saúde adequado para cada situação, a população contribui para a eficiência do SUS, garantindo que cada unidade atenda às demandas para as quais está preparada, proporcionando um atendimento mais rápido e eficaz para todos. 

Unidades Básicas de Saúde (UBS) 

As UBS, também conhecidas como postos de saúde, funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e são a porta de entrada preferencial do SUS. Elas oferecem serviços de atenção primária, como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. 

O paciente pode procurar a UBS em casos de gripe e resfriado; hipertensão e diabetes; dor leve ou moderada e para exames de rotina. No caso das consultas, geralmente são agendadas. Estas unidades são gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). 

UPAs 

As UPAs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, e atendem casos sem risco imediato de morte. Elas são indicadas para situações que exigem atendimento de urgência, mas que não são consideradas de alta complexidade.  

Lá podem ser realizados exames, observação médica e atendimento intermediário entre UBS e hospital. O paciente pode procurar uma UPA em casos de falta de ar intensa; febre alta (acima de 39°C); cortes profundos e fraturas sem exposição óssea; crise de asma ou convulsão. 

Se os profissionais da unidade constatarem que o paciente apresenta uma situação de maior gravidade e necessita de um atendimento hospitalar, ele será encaminhado para um hospital. Estas unidades podem ser gerenciadas pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. 

Hospitais 

Os hospitais são destinados ao atendimento de casos graves e de alta complexidade, cujos pacientes necessitam de internação ou de intervenções especializadas. 

Situações como infartos, acidentes com múltiplos traumas, entre outras condições críticas devem ser encaminhadas diretamente aos hospitais.

É importante destacar que o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, são exclusivos para atendimentos de alta complexidade, e casos de menor gravidade devem ser direcionados às UPAs.

*Com Assessoria