Colabore com o Eufemea
Advertisement

Hospital de Emergência do Agreste vai realizar programação especial de Maio Amarelo: “ampliamos a rede de conscientização”

Foto: Assessoria

Em sintonia com a Campanha Nacional Maio Amarelo, voltada à conscientização para prevenção de acidentes de trânsito, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza uma programação especial voltada para os acompanhantes dos pacientes. 

As atividades acontecem por meio do Programa Preparando a Volta para Casa e têm como objetivo principal multiplicar informações e alertar a população sobre a importância de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Referência no acolhimento de vítimas de traumas causados por acidentes de trânsito na II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o HEA elaborou uma série de palestras com especialistas em trânsito, direito e mobilidade urbana. 

As ações são focadas especialmente na realidade dos acidentes envolvendo motociclistas, perfil predominante entre os pacientes atendidos pela instituição. 

A programação terá início na segunda-feira (5 de maio), às 14h, com exposições do oficial da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Emanuel Costa, especialista em Direito de Trânsito e ex-coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas e membro da Comissão de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL).  

O evento também terá a participação da defensora pública Bruna Cavalcante, titular do Núcleo Cível de Arapiraca – Seção de Saúde, Fazenda Pública e Tutela Coletiva. Ela é especialista em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Já no dia 19 de maio, o HEA promove um evento que contará com a participação de Francisco José Ferreira Silva, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca.  

Encerrando o ciclo, no dia 26 de maio, a programação contará com a analista de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Edira Soares, com experiência na área de Educação para o Trânsito, especialista em Gestão Pública, doutoranda em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção, no Paraguai. 

A coordenadora do Programa Preparando a Volta Para Casa, psicóloga Mônica Leal, destaca a importância das ações para sensibilizar não apenas as vítimas, mas, também, suas famílias. 

“Quando conseguimos ter a atenção do acompanhante que está vivendo esse momento delicado junto ao paciente, ampliamos a rede de conscientização. É um trabalho de multiplicação de informações para transformar comportamentos e evitar novas tragédias”, afirma. 

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, considera o compromisso do hospital em ir além do atendimento de urgência e emergência, atuando também na prevenção. 

“Somos referência em traumas, e infelizmente vemos todos os dias as consequências dos acidentes de trânsito. Por isso, é fundamental usar o conhecimento que acumulamos e ter convidados de nível elevado de qualidade da informação para orientar a sociedade e fomentar uma cultura de respeito e responsabilidade nas ruas”, ressalta a gestora. 

Tema 

A Campanha Maio Amarelo deste ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” e o slogan é “Desacelere: seu bem maior é a vida”, chamando a atenção para a urgência de tornar o trânsito um espaço onde a vida esteja acima da pressa e da imprudência. 

A campanha nacional, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), propõe uma reflexão sobre como atitudes simples podem reduzir os riscos e salvar vidas.

*Com Assessoria