Colabore com o Eufemea
Advertisement

Delmiro Gouveia recebe projeto de muralismo da artista visual Joyce Nobre

Chegou a vez do Alto Sertão alagoano receber um toque de arte e cor. Entre os dias 27 e 30 de maio, o município de Delmiro Gouveia será palco do Projeto de Muralismo da artista visual Joyce Nobre.

A programação inclui oficinas gratuitas de arte mural, com foco em crianças de escolas públicas nos povoados Salgado (Escola Municipal São José) e São Sebastião (Escola Municipal Rui Barbosa). As atividades ocorrerão às 9h, nos dias 27 e 28 de maio. A partir do dia 28, às 15h, começa a fase final do projeto com a criação de murais no centro urbano, encerrando no dia 30 de maio.

A iniciativa busca transformar paisagens urbanas e rurais do sertão em galerias de arte a céu aberto. Inspirada pelas cores, texturas e tradições sertanejas, Joyce leva a arte do muralismo para comunidades do interior, resgatando e celebrando a identidade cultural local por meio de grandes murais. Cada obra é criada de forma colaborativa, com a participação ativa dos moradores, que contribuem com histórias, símbolos e elementos que se integram às pinturas.

O projeto também possui um viés educativo, promovendo o aprendizado de técnicas de pintura e valorizando o patrimônio cultural do sertão. Para Joyce, o muralismo é uma forma de dar voz às histórias e memórias do povo sertanejo, fortalecendo os laços comunitários e oferecendo uma nova perspectiva para quem vive e visita a região.

“Transformamos paredes em manifestos visuais de resistência, orgulho e beleza. É uma conexão entre passado e presente, uma forma de eternizar a história local com impacto visual e poético”, afirma a artista.

Além da estética, o projeto deixa um legado cultural duradouro, revitalizando o espaço urbano, promovendo o turismo cultural e incentivando a inclusão social por meio da participação direta da comunidade.

O projeto surgiu da percepção de Joyce sobre o poder da arte na formação de vínculos sociais e no fortalecimento da identidade em regiões periféricas, muitas vezes esquecidas por ações culturais. Após várias visitas ao sertão, ela identificou no muralismo a linguagem ideal para valorizar a beleza e a história desses locais de maneira acessível e envolvente.

A iniciativa é realizada pela Nobre Viver de Arte e conta com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

*Com Assessoria